Os dois modelos chegaram a 20 mil unidades unidades comercializadas
São Paulo — Os Chevrolet Onix e Onix Plus seguem como os grandes protagonistas da General Motors no Brasil, mantendo o posto assumido com a primeira geração do modelo, que usava o nome de Prisma para a configuração sedã. No primeiro bimestre os dois modelos chegaram a 19 mil 664 unidades comercializadas, correspondendo a 8,3% do total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves no País, de acordo com dados da Fenabrave.
Olhando os números da GM, que vendeu 30,5 mil veículos em janeiro e fevereiro, o hatch e o sedã representaram 64,4% das vendas Chevrolet no Brasil.
O Onix hatch, que liderou o mercado por seis anos, encerrou o primeiro bimestre como terceiro modelo mais vendido do ranking de automóveis e comerciais leves, com 11,8 mil vendas, atrás do Hyundai HB20, que aparece em segundo, e da Fiat Strada, que liderou os emplacamentos.
Já o Onix Plus foi o sétimo modelo mais vendido do mercado, com 7,9 mil emplacamentos, ocupando o posto de sedã mais vendido do Brasil.
O Onix hatch e o Onix Plus utilizam o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv de potência, sempre com câmbio automático de seis marchas na versão Premier, conjunto que é um dos seus pontos fortes e gera bom desempenho para os dois modelos. No caso do sedã a diferença de peso não interfere no desempenho.
O consumo também é parecido: o Onix Plus apresentou média de 12 km/l durante 400 quilômetros rodados pela reportagem, enquanto o computador de bordo do Onix apresentou média de 13,5 km/l durante 150 quilômetros, sempre abastecidos com gasolina, ar-condicionado ligado e um ciclo misto de estrada e cidade.
O interior é outro ponto que evoluiu muito da geração anterior, com boa montagem e materiais de qualidade para a categoria. O kit multimídia com wi-fi nativo e espelhamento de smartphones sem cabo é um diferencial da lista de itens de série que também oferece carregamento do celular por indução, saída USB para o banco traseiro, ar-condicionado digital e automático, seis airbags, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento.
A parte interna muda para os ocupantes do banco traseiro, pois o sedã possui distância entre-eixos de 2,6 mil mm, contra 2 mil 551 mm do hatch, números que fazem diferença na prática. O Onix Plus consegue oferecer um espaço bem mais confortável para os ocupantes do banco de trás. O mesmo acontece no porta-malas, com o sedã ofertando 469 litros de espaço contra 275 litros do hatch.
Com mais espaço para os ocupantes e para bagagem o Onix Plus também demanda vagas maiores na cidade, ponto em que o hatch oferece mais praticidade para o dia a dia. O hatch também é um pouco mais barato e custa R$ 99,7 mil na versão Premier, enquanto o sedã custa R$ 105,2 mil.
Linha 2023 — Patrocinadora do festival musical Lollapalooza, a Chevrolet aproveitou o evento para apresentar a linha 2023 do Onix e do Onix Plus. A versão Premier ganhou rodas aro 16 com novo desenho e friso das maçanetas das portas com acabamento no mesmo tom. A versão LTZ, intermediária, também foi alterada e recebeu rodas de alumínio maiores, aro 16.
Todas as versões da linha 2023 já passaram por recalibração de motor e câmbio, nos sistemas eletrônicos, de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível para melhorar os níveis de emissão.