São Paulo – Diante de um mercado em retração de 22,8% no primeiro quadrimestre, comparado com o período de janeiro a abril de 2021, a Peugeot registrou crescimento de 96% em suas vendas nos quatro meses, somando 12,2 mil unidades. A participação chegou a 2,4%, aproximando-se dos 3% projetados para o ano, segundo Felipe Daemon, chefe da marca na América do Sul, o dobro dos 1,5% de fatia de mercado conquistados no ano passado.
“Em 2020 ficamos abaixo do 1%, com 0,7%, mas conseguimos dobrar essa participação no ano passado. Agora nosso objetivo é dobrar novamente. É uma virada importante e bem rápida da Peugeot no País.”
Daemon credita a rápida aceleração da Peugeot no mercado nacional a três fatores. O primeiro é a chegada da Stellantis que, segundo ele, deu maior agilidade na forma de operar o negócio: “A troca de experiência dos mundos apartados da PSA e FCA trouxe ganhos comerciais. E mudou desde a maneira das pessoas agirem até a maneira de operar o negócio”.
As pessoas, segundo o executivo, são o segundo fator decisivo para a virada dos negócios: “Nossa equipe tem um olhar muito otimista e pra frente, focado em olhar mais para as oportunidades do que para os problemas. Trazem ideias, soluções, é equipe que, independente do nível e da função, abraçou a nova estrutura”.
O terceiro fator é seu principal produto, o 208. Suas vendas saltaram 155% no primeiro quadrimestre, para 7,9 mil unidades. Para Daemon a chegada da Stellantis proporcionou ao modelo um equilíbrio de competitividade: “O 208 era reconhecido como um hatch superior do segmento B mas faltava algum nível de trabalho em cima da competitividade. Neste ponto o novo grupo de executivos foi ágil”.
Para manter a aceleração a Peugeot programa mais novidades no mercado, a partir da Partner Rapid, o primeiro de três lançamentos que chegarão em três meses. Daemon garante que não vai parar por aí, mas mantém o segredo.
Em paralelo segue o desenvolvimento da rede de concessionários, que já abriu vinte novas lojas desde janeiro, ampliando os pontos de venda para 140: “Este ponto é importante: o crescimento do ano passado foi todo desempenho. Agora agregaremos capilaridade, com os novos pontos, que trarão crescimento orgânico também, além dos novos produtos”.