Em destaque

Duzentos metalúrgicos ocuparam fábrica da Caoa Chery em Jacareí

Sem acordo, metalúrgicos continuarão com mobilizações diárias

São Paulo – Diante da falta de acordo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região com a Caoa Chery a respeito do destino da fábrica de Jacareí, SP, e de seus 480 funcionários, na manhã da terça-feira, 24, em torno de duzentos metalúrgicos ocuparam a fábrica por uma hora e meia.

Segundo o sindicato o protesto foi motivado pelo fato de a empresa ter voltado atrás na proposta de lay off de cinco meses, mais três meses de estabilidade até janeiro, que havia sido formalizada em ata. A ideia seria pressionar a empresa e ganhar tempo para tentar reverter sua decisão de demitir todos os empregados e preparar a unidade para produzir veículos elétricos a partir de 2025.

A empresa negou a existência de lay off ao justificar que será extenso o prazo para a reestruturação da fábrica, que produzia os modelos Arizzo 6 e Tiggo 3X. E ofereceu indenização de sete a quinze salários nominais, sem outros benefícios, o que foi rejeitado pelos operários.

Na mesma assembleia os metalúrgicos aprovaram proposta do Ministério Público do Trabalho apresentada na sexta-feira, 20, de vinte salários nominais e extensão por dezoito meses de todos os benefícios vigentes. A tentativa de conciliação mediada pelo órgão, que contou com uma segunda audiência na segunda-feira, 23, resultou em impasse.

De acordo com o presidente do sindicato, Weller Gonçalves, a Caoa Chery voltou atrás em todas as propostas que haviam construído ao longo deste mês: “Os trabalhadores estão indignados com a falta de compromisso da empresa. Por isso fizemos essa ocupação, como uma determinação de luta. É um momento histórico de mobilização”.

Os metalúrgicos anunciaram que manterão o rodízio no acampamento em frente à unidade e que realizarão uma mobilização por dia, mas não necessariamente na fábrica. Gonçalves disse que os metalúrgicos visitarão outras empresas em busca de apoio para que a Caoa Chery retome a oferta de layoff com a estabilidade no emprego, a fim de que os 480 funcionários possam planejar o futuro.

A Caoa Chery informou em nota que “neste momento os advogados estão tomando todas as medidas cabíveis”.

fiat

Notícias relacionadas

fiat
fiat

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

fiat