Ribeirão Preto, SP – A Mercedes-Benz projeta alcançar 1 mil caminhões autônomos vendidos no País até dezembro, do modelo Axor 3131, desenvolvido em parceria com a Grunner, que a é responsável pela parte de automação do veículo. Seiscentas unidades já foram comercializadas e outras quatrocentas serão vendidas nos próximos meses, todas para operações de cana-de-açúcar. Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing no Brasil, estima ainda que as vendas poderão chegar a seiscentas unidades, elevando o volume para 1,2 mil em circulação.
Produtores de soja estão interessados no modelo, que só pode operar em terrenos fechados. Mercedes-Benz e Grunner desenvolveram mais um modelo, ainda protótipo, que chegará em breve ao mercado, o Arocs 10×4, que mantém fila de espera.
Ambos os veículos possuem nível 2 de automação, precisando de um motorista apenas para acompanhar a operação. De olho nesse segmento a Mercedes-Benz trabalha no País para chegar ao nível 3, segundo Leoncini: “Estamos caminhando para isto e temos um projeto de desenvolvimento neste sentido dentro do Rota 2030”.
O Arocs é o substituto do Axor no País. O Axor teve suas vendas encerradas e só está disponível na configuração autônoma, que custa mais de R$ 3 milhões, com motor Euro 5. Há também versões Euro 3 sendo produzidas para exportação.
Serviços – A Mercedes-Benz anunciou durante a Agrishow um novo serviço de pós-vendas, o Complet Plus, que será uma consultoria gerencial de frota para auxiliar os clientes na busca pela melhor eficiência de sua frota. Para isto a companhia usará a base de dados dos veículos e identificará pontos para avançar, como o consumo de combustível.
O serviço começará a ser ofertado a partir do segundo semestre.