São Paulo – Os 839 trabalhadores demitidos pela General Motors em São José dos Campos, SP, terão que ser readmitidos a partir da quarta-feira, 1º, de acordo com decisão liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Caso contrário a companhia deverá pagar multa diária de R$ 1 mil por trabalhador não reintegrado, segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
Novas demissões só poderão ocorrer mediante negociação prévia, de acordo com a decisão do desembargador João Alberto Alves Machado.
Apesar da decisão a produção não retornou ao normal até a manhã da própria quarta-feira. Em assembleia os metalúrgicos decidiram manter a greve até o cumprimento da decisão liminar – o sindicato afirmou que procurará a empresa para discutir a situação.
Em 21 de outubro a companhia informou, por telegrama e e-mail, cerca de 1,2 mil trabalhadores de suas três fábricas paulistas, localizadas em São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, que seriam demitidos. Os sindicatos alegam que a empresa descumpria cláusula do acordo de layoff assinado meses antes, que garantia estabilidade de emprego.