Lotes importados estão, ao menos por enquanto, limitados às cotas disponíveis sem imposto de importação
São Paulo – A Iveco fez um aporte adicional de R$ 100 milhões ao seu ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na América Latina, previsto até 2025, para trazer ao Brasil a versão elétrica do utilitário Daily, a eDaily. Segundo o presidente Márcio Querichelli o valor foi aplicado nos testes nas ruas e estradas brasileiras, capacitação da rede, pós-vendas e serviços e a tropicalização do produto, que contou com o apoio da engenharia nacional.
O dinheiro será aplicado até 2026, de acordo com o presidente, dentro de um projeto de introdução gradual do utilitário elétrico no mercado. Seu volume, ao menos neste ano, está limitado às cotas sem imposto para importação de eletrificados, como contou Querichelli:
“Trouxemos 26 unidades dentro da cota do primeiro semestre. Agora em julho o imposto subirá de 20% para 35% e teremos uma nova cota, da qual pretendemos trazer outras unidades. A ideia é, até o fim do ano, negociar cinquenta eDaily no mercado”.
A eDaily é oferecida em três versões: furgão e chassi-cabine de 4,2 toneladas e chassi-cabine de 7,2 toneladas, com entreeixos que variam de 3,5 a 4,4 metros. É possível instalar de uma a três baterias em cada veículo, que geram autonomia de 110 a 300 quilômetros, dependendo da versão e da quantidade de packs instalados.
O preço parte de R$ 549 mil e, segundo o presidente, o primeiro lote está todo negociado. Em breve serão anunciados os primeiros clientes, mas a Iveco optou por fazer vendas pontuais em vez de negociar muitas unidades com o mesmo transportador. O foco nesta primeira etapa é o Estado de São Paulo e a Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde as concessionárias já foram capacitadas e estão prontas para atender o pós-vendas.
O presidente admitiu a possibilidade, caso a demanda seja maior, de vender unidades extrapolando a cota isenta do imposto de importação.
Características da eDaily
A eDaily é produzida em Suzzara, na Itália, onde também são montadas as baterias, pela FPT, cujas células são importadas da China. O motor elétrico também é FPT e alcança 134 cv nas versões de 4,2 toneladas e 193 cv nas de 7,2 toneladas.
Segundo Carlos Fraga, diretor de marketing e desenvolvimento de rede, o projeto para a eDaily partiu do zero pensado em um programa elétrico, não é uma adaptação do diesel para elétrico. O chassi modular de caminhão permite que, nas versões chassi-cabine, sejam instalados implementos usados em modelos a diesel, sem a necessidade de adaptações.
“Acreditamos ser a solução ideal para o transporte dentro de grandes centros urbanos”, afirmou o diretor. “Temos tecnologia de regeneração do freio que carrega as baterias e podemos recarregar o utilitário, por meio da dianteira, em qualquer tomada”.
Junto com a eDaily a Iveco trouxe para o Brasil uma linha de carregadores Nexpro, sua marca para a reposição. Estes equipamentos podem ser usados em diversas aplicações de veículos elétricos, incluindo automóveis e comerciais leves.
Ainda sem confirmação oficial ou estudos avançados existe a intenção, ao menos do presidente Márcio Querichelli, de produzir o eDaily no Brasil no futuro. Segundo ele a redução gradual e o fim das cotas de isenção do imposto de importação de 35% sobre veículos elétricos de carga, prevista para terminar em julho de 2026, é um facilitador para esta possível decisão.