SUV de sete lugares chega com preço de R$ 188,9 mil e ambição de dobrar ou até triplicar as vendas
Anápolis, GO — O Tiggo 8 Pro é a mais nova aposta da Caoa Chery para seguir com seu impressionante desempenho de vendas, que nos sete primeiros meses deste ano já supera os 33 mil emplacamentos, com crescimento de 150% sobre o mesmo período de 2023 – e a expectativa é avançar 190%, para 73,7 mil unidades, em 2024 inteiro.
Para tanto a empresa ajustou o preço de lançamento do SUV de grande porte, com até sete assentos, em R$ 188,9 mil, com todos os equipamentos possíveis e sem nenhum opcional, o que faz o modelo competir com vantagens tanto no seu próprio segmento como abaixo dele, com SUVs médios.
Depois dos Tiggo 5x e 7 o novo Tiggo 8 completa a renovação da gama Chery produzida pelo Grupo Caoa, promovida como parte do plano de investimento de R$ 3 bilhões no período 2024-2028 – dos quais R$ 1,5 bilhão serão aplicados até fevereiro de 2025 também na ampliação e modernização da fábrica de Anápolis, GO, incluindo a montagem local da versão híbrida plug-in do Tiggo 8, até agora importada da China.
Anuar Ali, vice-presidente do Grupo Caoa, afirmou que todo o expressivo crescimento da Caoa Chery está baseado no lançamento de bons produtos por preços altamente competitivos: “Assim redefinimos a categoria de SUVs médios quando lançamos o Tiggo 7 Sport e queremos fazer o mesmo agora com o Tiggo 8 Pro. Temos potencial para dobrar as vendas para 1 mil ou 1,2 mil unidades por mês”.
Este ano, de janeiro a julho, o nível médio mensal de vendas do Tiggo 8 está bem próximo do registrado um ano antes: cerca de 670 unidades. Com a renovação do modelo, que teve motor e suspensão recalibrados e ganhou sofisticações visuais, a expectativa é ganhar novos clientes não só no mesmo segmento competindo com outros SUVs de sete lugares como os bem mais caros Jeep Commander e Volkswagen Tiguan All Space, mas também SUVs médios menores na faixa dos R$ 200 mil, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Configuração ao gosto brasileiro
Para competir com tamanha eficiência em faixa de mercado cada vez mais povoada a Caoa Chery aplica a mesma estratégia desde a união da duas empresas, em 2017, aliando o grande poder de distribuição e publicidade do grupo brasileiro, bem como sua capacidade de produção em Anápolis, com os custos imbatíveis do fabricante chinês que envia seus carros desmontados para a montagem nacional.
“A Caoa Chery atua desde o desenvolvimento do produto até a sua comercialização”, pontuou o diretor de engenharia Leonardo Lukacs. “Sempre crescemos com produtos bem-sucedidos, porque nosso diferencial é desenvolver os veículos para o gosto dos brasileiros e não somente importar configurações prontas.”
O novo Tiggo 8 Pro segue o mesmo plano: como segunda maior cliente da Chery no mundo – só perdendo para o imenso mercado chinês – a Caoa monta o carro no Brasil com a configuração que julga fazer maior sucesso para os clientes brasileiros. E nesta faixa de mercado a opção foi por lançar um SUV topo de linha completo, sem opcionais, com o máximo de sistemas tecnológicos de última geração, por preço mais acessível que o dos concorrentes.
Velhas e novas qualidades
Assim como o modelo lançado no Brasil há quatro anos o novo Tiggo 8 Pro conserva suas qualidades e ganhou algumas novas, especialmente no painel, onde uma tela curva contínua de 24,6 polegadas agora incorpora o quadro de instrumentos digital, à esquerda, e o sistema multimídia, ao centro, que reúne todos os controles de infoentretenimento do veículo – inclusive o mapa com GPS nativo que pode ser espelhado no cluster do motorista –, tudo conferindo um visual mais tecnológico ao interior da cabine.
O conforto interno e a qualidade dos revestimentos segue de alto nível. O amplo e renovado console central agora abriga uma alavanca do tipo joystick de segunda geração para a comutação eletrônica de marchas. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos – e o motorista, com sua mão direita, pode acessar o controle extra do assento do passageiro. O sistema de som com oito falantes foi projetado pela Sony especificamente para o espaço do Tiggo 8. O porta-malas, quando não estão em uso os dois assentos sobressalentes, é o maior do mercado, com vastos 900 litros.
O pacote Max Drive, com catorze sistemas de segurança ativa e assistência ao motorista é de série, incluindo ACC, controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e assistência de permanência em faixa, que complementam seis airbags e o controle eletrônico de estabilidade e tração. As câmaras externas monitoram os 360 graus do entorno para facilitar as manobras de estacionamento.
Por fora a dianteira foi suavemente redesenhada, sem alterações profundas, mas com aperfeiçoamentos, como o novo conjunto de faróis de LED mais potentes que contam com controle inteligente do farol alto, que identifica veículos vindo em sentido contrário e baixa o faixo luminoso para não ofuscar os outros motoristas.
A grade frontal cresceu e ganhou novo desenho para aumentar a sensação de profundidade. Nas laterais o veículo ganhou mais personalidade com as novas rodas aro 19”, gravadas com o nome Tiggo em alto relevo e calçadas com pneus Pirelli 235/50 R19. O SUV também cresceu 20 mm no comprimento e agora mede 4 mil 720 mm.
Embaixo do capô o powertrain é o mesmo: motor a gasolina 1.6 turbo de 180 cv e 28 kgfm de torque máximo, e câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas. O conjunto garante condução macia e bem-disposta. Porém, segundo Lukacs, também houve melhorias: o sistema de lubrificação foi redesenhado para garantir maior eficiência ao motor e assim também ficou mais silencioso. O sistema de gerenciamento eletrônico foi recalibrado para conferir manifestações de potência mais lineares.
O conjunto da obra é bom: a renovação deu ao Tiggo 8 Pro mais vigor para competir no mercado brasileiro.