Maior parte dos profissionais trabalhará no chão de fábrica da unidade mineira, e processo de contratações, que irá até o fim do primeiro trimestre, busca preparar produção para novidades
São Paulo – Diante do anúncio de investimentos de R$ 32 bilhões, sendo R$ 30 bilhões no Brasil, de 2025 a 2030, realizado no ano passado, a Stellantis agora se prepara para reforçar sua força de trabalho: serão contratados 1,5 mil profissionais este ano. As primeiras vagas foram abertas em janeiro e o processo deverá ser concluído até o fim do primeiro trimestre.
Quase a totalidade das vagas, 90% delas, são para a unidade de Betim, MG, onde já trabalham 16 mil profissionais, mais da metade do efetivo da companhia na América do Sul e, atualmente, maior fábrica da Stellantis em todo o mundo, que possui capacidade produtiva de 630 mil veículos/ano: Argo, Mobi, Pulse, Fastback, Fiorino, Strada, Peugeot Partner, Rapid, Abarth Pulse e Abarth Fastback. Ali são produzidos, anualmente, 1,1 milhão de motores e 540 mil transmissões.
A informação foi compartilhada pelo presidente da operação na região, Emanuele Cappellano, durante entrevista coletiva à imprensa na quinta-feira, 30. Os outros 10% dos postos de trabalho serão abertos em Porto Real, RJ, onde está a fábrica da Citröen, que emprega 1,8 mil profissionais e onde são produzidos, anualmente, 129 mil veículos, modelos da família C-Cubed C3, Aircross e Basalt.
Cappellano disse que as oportunidades deverão concentrar-se no chão de fábrica, uma vez que no ano passado foram contratados quinhentos engenheiros, que se somaram aos 4 mil que a empresa possui no País. Apontou ainda que não necessariamente o reforço deverá refletir em aumento de turnos de produção.
A razão do processo de novas admissões não foram diretamente reveladas pelo presidente da Stellantis. Disse, apenas, que alguma novidade está por vir se não não estariam contratando um volume como este. Para 2025 são aguardados novos modelos e marcas dentro do programa Bio-Hybrid, ou seja, híbridos flex.
E, segundo Cappellano, do fim deste ano ao início de 2026 haverá o lançamento de novo SUV compacto da marca Jeep, aparentemente o Avenger, que será produzido em Porto Real. Porto Real receberá aporte de R$ 3 bilhões por compartilhar a plataforma CMP dos veículos Citröen, originalmente desenvolvida pela PSA antes da fusão com a FCA.
Picape Titano começará a ser produzida este ano em Córdoba, Argentina. Foto: Divulgação.
Outra novidade, mas para a fábrica argentina de Córdoba, é que a picape Titano começará a ser produzida por lá este ano com o objetivo de ampliar a presença Fiat no segmento. Na Argentina o carro mais vendido é o Peugeot 208.
A fatia de mercado da Stellantis, líder na Argentina, é de 29,7%. Porcentual parecido com o do Brasil, 29,4%, onde o modelo mais vendido é a Fiat Strada. O market share na América do Sul é de 22,9%.