Kanjiko e TT Steel acertam férias coletivas e layoff

São Paulo – Duas fornecedoras da Toyota em Sorocaba, SP, a Kanjiko e a TT Steel, aprovaram com seus funcionários acordo semelhante ao dos trabalhadores da montadora: férias coletivas de vinte dias seguidas de layoff que se estenderá de sessenta a 150 dias. 

A proposta, negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, foi apresentada em assembleia virtual aos operários. Embora o porcentual de reposição dos salários durante a suspensão dos contratos de trabalho varie, fica assegurada a manutenção dos direitos e benefícios já conquistados, no período de suspensão das operações.

A Kanjiko, integrante do Grupo Toyota, emprega cerca de oitocentos trabalhadores e é responsável pela produção de peças metálicas e plásticas que compõem toda a estrutura dos veículos. Do mesmo grupo a TT Steel trabalha no processamento de aço e realiza corte de chapas e lapidação do material utilizado na fabricação de componentes. No local trabalham sessenta pessoas.

A Gestamp, que é a terceira sistemista com a qual o sindicato busca acordo,  fornecedora das estruturas metálicas dos veículos e empregadora de 270 profissionais, ainda não teve a votação finalizada, o que é esperado para a quinta-feira, 2. 

As negociações decorrem das fortes chuvas que atingiram a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, SP. Diante dos danos provocados à estrutura fabril a produção de Corolla, Corolla Cross e Yaris está suspensa até o início de 2026, possivelmente janeiro ou fevereiro.

Enquanto isso a montadora busca por alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da empresa em outros países, a exemplo da Tailândia, e a possibilidade de discutir com clientes que reúnam condições de fundirem o cabeçote de motor e fazer o serviço de usinagem para agilizar a retomada de uma linha de montagem.

Maior posto de abastecimento de GNV começa a operar em Ponta Grossa

São Paulo – Começou a operar na BR-376, na região de Ponta Grossa, PR, o maior posto de abastecimento de GNV para veículos pesados do Brasil. Ele é administrado pela Gas Futuro e tem capacidade para abastecer até seis caminhões ao mesmo tempo, com volume de gás disponível para atender até trezentos veículos por dia.

Em breve, de acordo com a Gas Futuro, o posto também terá biometano disponível para abastecimento, tornando-se o primeiro do País pronto para atender frotas pesadas com o gás renovável. O biometano usado no posto será fornecido por um centro de tratamento de resíduos do aterro sanitário de Ponta Grossa.

Zen anuncia Elton Cuba como novo diretor comercial e de marketing

São Paulo – A Zen anunciou Elton Cuba como seu novo diretor comercial e de marketing. O executivo ficará baseado no escritório da empresa em São Paulo, que tem sede em Brusque, SC.

Cuba assume o desafio de impulsionar o trabalho das áreas comercial e de marketing da Zen. Graduado e pós-graduado em engenharia mecânica pela USP, com MBA em administração de organizações pela FEA USP, o executivo acumula 27 anos de experiência em posições de liderança no setor automotivo, de linha branca, alumínio e indústria metalmecânica, em empresas como Hydro Extrusion Brasil e Sapa. 

Prazo de inscrições para o 11º Fórum IQA da Qualidade Automotiva entra na reta final

São Paulo – Está chegando à reta final o prazo para as inscrições ao 11º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado no Villa Blue Tree, em São Paulo, em 9 de outubro.

O evento abordará como tema central a Coexistência Tecnológica e o Impacto dos Fatores Globais na Qualidade Automotiva: Navegando em Tempos de Mudança, e contará com debates em torno das modernizações, oportunidades e como as mudanças globais do setor terão impacto na indústria brasileira.

Estão previstos na programação: Natália Fingermann, professora adjunta do bacharelado em relações internacionais da ESPM, Ricardo Roa, sócio líder do setor automotivo da KPMG no Brasil, João Nery Rodrigues Filho, diretor de avaliação da conformidade do Inmetro, e representantes do Sindipeças, Sindirepa, Sincopeças, Andap e Fenabrave. 

Durante o fórum também será realizada a cerimônia da quinta edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva, que reconhecerá os melhores projetos em três categorias: Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, Qualidade nos Processos Produtivos e Qualidade Automotiva no Jornalismo. 

Por dois anos seguidos, em 2023 e 2024, a reportagem de AutoData esteve no pódio. Interessados devem acessar o site www.forumiqa.com.br.

Mercado argentino supera as 500 mil unidades até setembro

São Paulo – O mercado argentino superou a marca de 500 mil veículos vendidos de janeiro a setembro, crescimento de 60,4% na comparação com iguais meses do ano passado. De acordo com a Acara, entidade que representa os concessionários na Argentina, foram emplacados 500,1 mil veículos no ano.

Em setembro foram vendidas 55,8 mil unidades, volume 27,8% superior ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com agosto houve crescimento de 1,7%.

As vendas de veículos importados do Brasil representaram quase metade do total comercializado no ano, chegando a 49%, contra 35% no mesmo período do ano passado. Os veículos argentinos perderam participação, saindo de 57% em 2024 para 41% em 2025.

A Toyota liderou o ranking de vendas por marca até setembro com 81,5 mil unidades. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com 78,4 mil, seguida pela Fiat com 63,3 mil.

O veículo mais vendido na Argentina foi o Toyota Yaris, com 26 mil 23 unidades, seguido muito de perto pelo Fiat Cronos, 26 mil 9. Em terceiro lugar ficou o Peugeot 208, 24,6 mil.

Chevrolet já restaurou quatro de dez modelos do projeto Vintage

São Paulo – Avançou o Projeto Vintage da Chevrolet, de restauração de veículos históricos da marca. Quatro modelos estão prontos: Monza 500 EF 1990, Omega CD 1994 com novo motor 3.6 e kit Irmscher, Opala SS 1979 com motor 4.1 que recebeu injeção eletrônica e S10 Rally 2004 que foi adaptada para rodar nas ruas, uma vez que ela foi desenvolvida para competir no Rally dos Sertões.

O quinto modelo, um Kadett GSi 1992 está em fase final de restauração, segundo a empresa. Segundo a Chevrolet serão dez os veículos restaurados nesta etapa, em dois sistemas: restauração, que preserva o máximo das características originais do veículos, e restomod, que une o visual clássico dos veículos com tecnologias mais atuais em seus motores.

A ideia é leiloá-los ainda em 2025, com participação física e online para atender compradores do Brasil todo.

Volkswagen Tera entra no Top 10 e é o SUV mais vendido em setembro

São Paulo – Com 7 mil 610 unidades emplacadas em setembro o Volkswagen Tera foi o SUV mais vendido do mês. Desde junho, quando o modelo chegou às concessionárias, foram comercializadas 17 mil 761 unidades. De acordo com a montadora o veículo superou, sozinho, as vendas somadas de seus dois principais concorrentes.

No acumulado do ano foram emplacadas 133 mil 576 SUVs Volkswagen. O T-Cross segue como o mais vendido do Brasil, com 65 mil 990 unidades.

Ao todo a Volkswagen emplacou 39 mil 687 unidades em setembro, o que levou o desempenho para o mês ao melhor patamar desde 2014. De janeiro a setembro foram 305 mil 936 veículos vendidos, avanço de 10,6% com relação ao mesmo período do ano passado.

Venda de veículos registra o melhor mês do ano

São Paulo – Com 243,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados setembro igualou julho como o melhor mês do ano em vendas, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O resultado superou em 3% o volume comercializado no mesmo mês do ano passado, 236,4 mil unidades, e representou avanço de 7,9% sobre agosto, 225,4 mil.

A média diária alcançou 11,1 mil unidades, superior às 10,6 mil de julho e às 10,7 mil registradas em agosto.

O desempenho foi puxado pelo segmento de automóveis e comerciais leves, que teve 230,5 mil licenciamentos, o melhor resultado para o ano. Avançou 8% sobre julho e 4,1% sobre setembro do ano passado, segundo a K.Lume Consultoria.

No acumulado do ano as vendas totais somaram 1,9 milhão de unidades, crescimento de 2,9% com relação às 1 milhão 858 mil unidades de janeiro a setembro de 2024.

Faturamento direto

Do total de automóveis e comerciais leves emplacados 48% foram por meio de faturamento direto, de acordo com a Bright Consulting, índice superior aos 45,8% de agosto. Assim, avançou 13% na comparação com o mês anterior, ao passo que o showroom apresentou crescimento de 3,7%.

“A retomada tem sinal de frotistas e locadoras mais ativos, sem tirar o fôlego do varejo, que também cresceu e ajudou a sustentar o total do mês”, afirmou a consultoria, em nota.

No ano o varejo soma 53,8% das vendas contra 46,2% dos faturamentos diretos.

Senado não coloca teto no Imposto Seletivo de veículos, mas Anfavea vê avanço

São Paulo – A segunda etapa da reforma tributária foi aprovada na noite da terça-feira, 30, no Senado Federal sem o teto para o Imposto Seletivo de veículos, conforme pleiteava a Anfavea. A proposta de 5% de teto para a alíquota em automóveis e comerciais leves, sobre os 28% da base do IBS e CBS, foi o único destaque apreciado pelo plenário nos debates sobre a proposta de lei complementar, mas saiu derrotada, embora tenha tido a maioria dos votos.

Foram 33 votos favoráveis de senadores e 27 contrários, mas para a aprovação eram necessários 41 votos. Segundo fontes ligadas à indústria o número não foi alcançado pelo baixo quórum na votação, uma vez que a discussão se alongou.

De toda forma, segundo uma fonte, o resultado foi encarado como uma vitória pela Anfavea, que viu boa aceitação da proposta no Senado e possibilidade de reverter a situação mais adiante. A leitura é que os senadores compreenderam as motivações do setor e concordaram em haver necessidade de se colocar uma trava para o imposto:

“A compreensão é a de que o Imposto Seletivo é um imposto regulatório, não arrecadatório. Os senadores, então, avaliam que não colocar um teto seria como entregar um cheque em branco ao governo”, afirmou uma fonte. “Mesmo o discurso do relator [Eduardo Braga, MDB-AM], que se posicionou e encaminhou a votação contrária à aprovação do destaque, não foi contra os argumentos da Anfavea”.

Outra palavra muito dita na sessão foi previsibilidade, que seria necessária para a indústria. 

Próximos passos

Muitos senadores falaram a respeito de questões técnicas, como a necessidade de se regulamentar o Imposto Seletivo por meio de lei ordinária. A expectativa é a de que o governo encaminhe, ainda em outubro, o seu projeto de lei ordinária, e a partir dele sejam iniciadas as discussões no Congresso.

O fato de o governo não ter tentado barrar o teto de 2% de Imposto Seletivo para bebidas açucaradas, que foi aprovado pelo Senado – estava no texto original do relator e não foi destacado – também deixa a Anfavea otimista de que há espaço para negociação.

À reportagem fonte ligada à indústria afirmou que o governo está receptivo aos pleitos do setor e canal de conversa está aberto, inclusive para a possibilidade de inclusão no projeto de lei ordinária. Em todo caso, paralelamente, seguirão os trabalhos de conversa com congressistas, a fim de que o teto seja estabelecido de alguma forma.

Na semana passada o presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, disse temer que os veículos tenham alíquotas elevadas após a aprovação da reforma tributária: “A informação que chegou a nós é a de um imposto seletivo base de 10%, ao qual seriam aplicados os bônus e malus. Nossa proposta é 5% de teto”.

Como adiantou Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, em entrevista a AutoData, o IPI Verde seria a base do Imposto Seletivo. Assim, ao veículo leve seria aplicado os IBS e CBS, dois novos impostos criados com a reforma, na faixa dos 28%, a tarifa-base de 10% do IS e mais os bônus e malus que foram estabelecidos com o IPI Verde. Um veículo a diesel poderia ter mais de 50% de imposto, por exemplo.

Volkswagen lança programa de trainee dedicado a pessoas negras

São Paulo – A Volkswagen lançou programa de trainee dedicado a pessoas negras. Com quinze vagas abertas as inscrições se encerram em 29 de outubro. O objetivo da iniciativa, “que faz parte do compromisso da montadora com a diversidade e inclusão”, é oferecer aos participantes experiências práticas e estruturadas, que vão de treinamentos técnicos e de negócios até mentorias com profissionais experientes.

Podem participar pessoas que identifiquem-se como pretos ou pardos e tenham concluído, ou estão prestes a finalizar, graduação universitária de 2021 a 2025. É necessário inglês a partir do nível intermediário e ter disponibilidade para trabalhar nas unidades de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, SP, e São José dos Pinhais, PR. 

Interessados no Programa de Trainee Potências Volkswagen 2026 devem realizar a inscrição pelo site www.ciadetalentos.com.br/traineevolkswagen2026 . O processo inclui inscrição, testes online, etapas avaliativas, entrevistas e dinâmicas, com início previsto em fevereiro de 2026.