AutoData - Goodyear e Sandia: 25 anos de cooperação técnica.
Estratégia
15/12/2017

Goodyear e Sandia: 25 anos de cooperação técnica.

Imagem ilustrativa da notícia: Goodyear e Sandia: 25 anos de cooperação técnica.
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A fabricante de pneus Goodyear e o Laboratório Nacional Sandia, instituição de alta tecnologia mantida pelo Departamento Nacional de Segurança da Energia Nuclear dos Estados Unidos, acabam de completar 25 anos de uma inusitada parceria.

 

O trabalho das empresas neste período levou à criação de um software de engenharia mecânica que é usado no desenvolvimento de pneus de alta qualidade. A parceria, conforme informações das empresas, resultou em prêmios para pneus de passeio, descobertas baseadas em dados científicos e avanços tecnológicos em design 3D e simulação.

 

Susan Seestrom, diretora do departamento de pesquisa do Sandia, falou sobre a importância da parceria: “Alguém poderia perguntar o que os sistemas de defesa nacional têm a ver com engenharia de pneus. Pneus são sistemas complexos e, sem dúvida, representam um dos maiores desafios para a mecânica computacional. E isso é algo que conhecemos bem no Sandia”.

 

Essa cooperação tem permitido ao Sandia aprimorar suas ferramentas de software e aperfeiçoar competências para aplicação em suas missões e, ao mesmo tempo, tem ajudado a resolver desafios relacionados ao design de pneus da Goodyear.

 

Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear, falou sobre a importância da simulação de desempenho: “A modelagem e a simulação do desempenho dos pneus são muito complexas, ainda mais sob condições diversas de temperatura, pressão e uso”.

 

A Goodyear reconhece que, por conta da colaboração com o Sandia, tem reduzido o tempo de desenvolvimento de novos produtos, aprimorado processos de fabricação e poupado custos operacionais e técnicos. Isso se traduz em vantagens competitivas em um setor de atividade bem complexo.

 

Foto: Divulgação.