AutoData - Uso da capacidade instalada é o maior em três anos
Conjuntura
19/12/2017

Uso da capacidade instalada é o maior em três anos

Imagem ilustrativa da notícia: Uso da capacidade instalada é o maior em três anos
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A indústria brasileira operou, em média, com 68% de sua capacidade instalada em novembro — o maior porcentual em quase três anos. Apesar da alta o índice está 6 pontos porcentuais abaixo do registrado na média dos meses de novembro de 2011 a 2014. As informações são da Sondagem Industrial divulgada pela CNI na terça-feira, 19.

 

De acordo com a pesquisa houve crescimento de 0,6 ponto no indicador de utilização da capacidade instalada efetiva, o UCI, com relação ao usual para o mês. No entanto o índice, que atingiu 43,6 pontos, mostra que ainda há distância do nível de atividade atual e o esperado para o mês. Os indicadores variam de zero a 100 pontos. Quando estão abaixo dos 50 pontos mostram que a UCI está abaixo do usual para o mês.

 

A produção da indústria teve pequeno crescimento, com indicador em 50,5 pontos. Esse é o maior índice para o mês desde 2011 e, desde 2013, o indicador de evolução da produção sinalizava queda. De acordo com Marcelo Azevedo, economista da CNI, “os dados trazidos pela Sondagem Industrial nos últimos meses mostram que a indústria está em trajetória de clara de recuperação da atividade”.

 

O índice de número de empregados caiu 0,7 ponto, para 49 pontos. De acordo com o levantamento com a retração o indicador volta a se afastar da linha de 50 pontos, apontando queda moderada do número de empregados em novembro frente a outubro. 

 

Já os estoques mantiveram-se ajustados ao planejado pelas empresas, com índice efetivo em relação ao planejado praticamente sobre a linha dos 50 pontos, em 49,8 pontos. O índice de evolução ficou em 48,9 pontos, sinalizando retração moderada nos estoques.

 

EXPECTATIVAS – As expectativas dos empresários em dezembro estão mais otimistas neste fim de ano do que no fim de 2016. Apesar de recuarem na passagem de novembro para dezembro os índices de perspectiva de demanda e de compras de matérias-primas permanecem acima dos 50 pontos, e o de expectativas de demanda registrou 53,8 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 52,1 pontos.

 

Já o índice de quantidade exportada aumentou 1,3 ponto em dezembro frente a novembro e alcançou 53,5 pontos, sinalizando otimismo com relação às vendas externas. Os empresários esperam queda do emprego no início de 2018, com indicador de 48,7 pontos.

 

O índice de intenção de investimento aumentou 1,6 ponto em dezembro na comparação com novembro e atingiu 52,2 pontos. Foi o sexto mês consecutivo de alta no indicador, que está 7,6 pontos acima do registrado em dezembro de 2016 e é o maior desde dezembro de 2014, quando registrou 52,4 pontos.

 

A Sondagem Industrial de novembro ouviu 2 mil 274 empresas do setor de 1º a 13 de dezembro. Das empresas consultadas 936 são pequenas, 813 são médias e 525 são de grande porte.

 

Foto: Fotos Públicas – Rodolfo Buhrer.