AutoData - Mercado de máquinas supera as expectivas
Balanço da Anfavea
06/09/2018

Mercado de máquinas supera as expectivas

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado de máquinas supera as expectivas
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias no mercado brasileiro registraram crescimento de 6,2% até agosto, com 29 mil 630 unidades comercializadas. Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a expectativa é que a alta até o fim do ano supere as projeções atuais da entidade de avanço de 7%, que deverão ser revisadas em outubro.

 

“Depois de uma grande recuperação ao longo do ano, acredito que o setor de máquinas superará a nossa projeção atual e, por isso, revisaremos os números para cima em outubro”.

 

A expectativa da entidade é de um futuro próximo do agronegócio muito promissor, puxando o investimento dos agricultores em suas operações e movimentando o setor.

 

Assim como as vendas, a produção de máquinas cresceu 5,5% no ano, para 40,3 mil unidades, e 35,1% na comparação de agosto desse ano com o mesmo mês do ano passado, com 6,7 mil unidades. As estimativas da Anfavea também serão revisadas para cima: “A nossa projeção inicial era de alta de 14% para produção, mas como as vendas serão maiores, a produção terá que acompanhar e também será alterada”.

 

No caso das exportações de máquinas, houve crescimento de 1,2% no acumulado, com 8 mil 626 unidades vendidas para outros países e queda de 2,7% em agosto, 1 mil 207 máquinas, ante igual mês do ano passado. Por causa dos problemas econômicos na Argentina, principal parceiro nas exportações de máquinas agrícolas, a Anfavea não tem certeza de como ficarão suas projeções.

 

“Precisamos saber quais medidas o FMI tomará para ajudar a Argentina e quais medidas internas eles adotarão para sabermos se nossa exportação ficará estável, crescerá ou se precisará ser revista para baixo”, disse Alfredo Miguel Neto, vice-presidente da associação.

 

Fotos: Divulgação.