AutoData - Vendas de máquinas superam expectativas
Balanço da Anfavea
08/01/2019

Vendas de máquinas superam expectativas

Imagem ilustrativa da notícia: Vendas de máquinas superam expectativas
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – As 47,8 mil máquinas agrícolas e rodoviárias vendidas no mercado brasileiro no ano passado, um crescimento de 12,7% sobre o volume de 2017, ficaram acima das expectativas da Anfavea – que acreditava em alta de 10,9%, com 47 mil unidades vendidas.

 

Mais: reverteram um resultado negativo em 30% registrado nos primeiros meses de 2018, como lembrou o presidente da associação, Antonio Megale: “O desempenho foi melhorando no decorrer do ano até chegarmos a esse crescimento expressivo”.

 

Crescimento este justificado pelo momento do agronegócio, segundo Alfredo Miguel Neto, vice-presidente da associação. “Que esse otimismo que contagiou o setor agrícola em 2018 se multiplique em 2019 e ajude não só as vendas de máquinas, mas a economia como um todo”.

 

A produção avançou 23,8%, bem acima dos 15% que a Anfavea havia projetado. Saíram das linhas de montagem 65,7 mil máquinas agrícolas e rodoviárias.

 

Negativo ficou o desempenho das exportações: queda de 9,1%, com 12,7 mil máquinas enviadas ao Exterior. Segundo Miguel Neto, o desempenho da economia argentina acabou prejudicando as vendas externas dos produtos brasileiros.

 

A Anfavea havia projetado estabilidade nas exportações.

 

Foto: Divulgação.