São Paulo – O resultado do primeiro teste de colisão feito pelo Latin NCAP com um veículo 100% elétrico foi decepcionante: o JAC E-JS1, produzido na China, recebeu zero estrela. O teste não foi patrocinado. Ou seja: o próprio Latin NCAP adquiriu o veículo.
“O status amigável com o meio ambiente não deve ofuscar a relevância da segurança do veículo”, disse Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP. “Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC.”
O compacto da JAC oferece dois airbags e não tem ESC como equipamento padrão. Avaliado em impactos frontal, lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres alcançou notas baixíssimas. Pior: o sistema de corte de emergência para evitar risco de choque elétrico após uma colisão não funcionou.
Na sexta e última publicação de 2022 o Latin NCAP avaliou também o novo Kia Sportage, importado da Eslováquia, e o Mitsubishi Outlander, produzido no Japão, ambos em testes patrocinados. O primeiro alcançou três e o segundo cinco estrelas na avaliação.