São Paulo – Com o desafio de diversificar o público atendido pelo mercado de recarga para carros elétricos, com aplicativos de serviços de viagens e locadoras de veículos, por exemplo, Paulo Raia assume o cargo de diretor de operações da Zletric, que tem rede de negócios dedicada ao mercado de montadoras e consumidores premium.
Raia afirmou que este é um setor que ainda tem muito espaço para crescer e que precisa de serviços sob demanda para dar conta dos mais diversos interesses. O executivo ajudou a construir e a executar plano que levou a Volvo à liderança no mercado brasileiro de eletrificados em 2023, em um trabalho que começou em 2017, quando lançou seu primeiro carro híbrido, o XC90.
De lá para cá a Volvo instalou mais de 1 mil postos de carregamento no País, com área de cobertura de mais de 3 mil quilômetros, incluindo carregadores rápidos em grandes rodovias.
O plano da Zletric é dobrar o faturamento em 2023 e expandir o número total de carregadores em 80%. O segmento semipúblico ainda é o principal da empresa, mas a atenção está voltada especialmente para o residencial, que deve expandir seis vezes na quantidade atual de carregadores. Quanto ao segmento de carga rápida é esperado que dobre este ano.