AutoData - Formtap: do Bandeirante ao Corolla híbrido.
Autopeças
30/09/2019

Formtap: do Bandeirante ao Corolla híbrido.

Imagem ilustrativa da notícia: Formtap: do Bandeirante ao Corolla híbrido.
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – Na esteira de novos modelos, como o Toyota Corolla híbrido flex lançado em setembro, cresce o número de aplicações de revestimentos mais leves e com maior poder acústico em veículos. Por trás dos componentes e materiais que fazem do sedã produzido em Indaiatuba, SP, um veículo mais silencioso está a Formtap, fornecedora que mantém produção em quatro unidades no País.

 

A empresa, subsidiária do Grupo Trambusti, é fornecedora Toyota desde a produção do jipe Bandeirante em São Bernardo do Campo, SP, e, hoje, representa, em volume, a principal demanda da fornecedora. Segundo o CEO Francisco Carlos Munhoz do icônico jipe ao Corolla a produção de revestimentos evoluiu no sentido da aplicação de materiais mais leves e sustentáveis:

 

“Se olharmos para a frente o desenvolvimento dos novos produtos terá como bases esses dois fatores, e a necessidade de reduzir peso e de melhorar a eficiência dos veículos passa pelo revestimento. Há, também, a necessidade de aplicar materiais recicláveis, o que já deixou de ser uma tendência para ser uma realidade nos projetos de veículos para o mercado brasileiro”.

 

No caso específico do Corolla a empresa desenvolveu o revestimento do assoalho com diferentes espessuras dependendo da região do piso: quanto mais fina a chapa for em determinada parte maior será, ali, a aplicação do isolante acústico. A nova tecnologia de aplicação de materiais isolantes reduz o peso do componente, segundo Munhoz.

 

A Formtap atua apenas no mercado OEM e, este ano, espera registrar faturamento 6% maior na comparação com o registrado em 2018. De acordo com o executivo o resultado deverá estar atrelado ao crescimento comum do mercado de originais com a adição de projetos especiais dos quais a companhia participa.

 

Atualmente a empresa fornece componentes para revestimento para os Hyundai produzidos pela Caoa Montadora em Anápolis, GO, Volkswagen, Honda, PSA e FCA, e Toyota. Para esse cliente a Formtap mantém produção dentro do condomínio industrial em Sorocaba, SP, onde são feitos componentes para o Etios e o Yaris, produzido ali, e para o Corolla, em Indaiatuba, SP.

 

Em unidade instalada em Betim, MG, a empresa produz componentes para as demandas FCA e, futuramente, para veículos Ford produzidos em Camaçari, BA. A companhia foi nomeada recentemente fornecedora de partes para revestimento interno e soluções acústicas.: “Como fomos nomeados há pouco tempo ainda devem ocorrer outros processos até que a produção passe a rodar em Minas Gerais”.

 

Afora as unidades de Sorocaba e Betim a Formtap mantém produção em Diadema, SP, e Porto Feliz, SP — essa a sua maior fábrica: nos seus 260 mil metros quadrados são produzidas mantas, feltros e outros isolantes a partir dos quais são fabricados os componentes para o mercado de OEM. Ali também funciona um centro de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais.

 

Mantém, também, na fábrica Volkswagen de São José dos Pinhais, PR, centro de distribuição de componentes dedicado à montadora.

 

Somadas as cinco unidades produtivas a Formtap opera com quadro composto por 1,6 mil funcionários.

 

Foto: Divulgação.