São Paulo – De janeiro a agosto as vendas de pneus alcançaram 38,1 milhões de unidades, o que representa volume semelhante ao comercializado nos oito primeiros meses de 2021, com leve variação de 0,1%. A estabilidade se dá mesmo com o avanço do comércio para as montadoras, que cresceu 11,8% no mês passado, especialmente para automóveis e comerciais leves.
Em agosto foram vendidas 5 milhões de unidades, alta de 1,6% frente a julho e de 2,7% em comparação ao mesmo mês no ano passado.
Os dados integram balanço da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. De acordo com a entidade a estagnação do mercado se deve às vendas à reposição: as 3,6 milhões de unidades do mês passado representam queda de 4,8% em comparação a agosto de 2021. Para as montadoras o 1,3 milhão de pneus demonstram avanço de 29,7% ante igual período em 2021.
Puxaram o recuo no mercado de reposição as vendas de pneus de carga, 14,7% menores do que em agosto do ano passado e 4,9% inferiores no acumulado do ano.
O presidente executivo da Anip, Klaus Curt Müller, disse que “seguimos no rumo da desindustrialização de um setor estratégico para o País. O Brasil teria parado em 2020 caso não houvesse produção nacional de pneus, principalmente os de carga”.