São Paulo – A fábrica da BYD em Camaçari, BA, que ocupará o local onde a Ford produziu veículos por mais de 20 anos, deverá começar a produzir a partir do primeiro trimestre de 2025, segundo seu conselheiro e porta-voz Alexandre Baldy. Houve um atraso com relação ao cronograma inicialmente planejado, que projetava para o segundo semestre do ano que vem o início das operações, por causa das burocracias envolvidas na negociação da unidade.
Por conta de questões internas tanto de Ford como de BYD a negociação da fábrica não foi feita de forma direta: chegou-se à solução de o governo do Estado da Bahia comprar a fábrica da Ford e depois repassá-la à BYD. Resolvida a questão, os chineses passaram a ter acesso à unidade e iniciaram uma avaliação de perto da área construída. A intenção da BYD é utilizar os prédios construídos pela Ford e ampliar a área da unidade, com novas edificações. Segundo Baldy a montadora gostou do que viu até agora “mas vamos mudar todo o layout”.
O assentamento da pedra fundamental está previsto para outubro, com a presença de Wang Chuanfu, presidente e CEO global da BYD. É esperado também o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A BYD já está conversando com fornecedores que operam por aqui para atender a suas demandas, que envolvem, especialmente, veículos híbridos e elétricos. Baldy afirmou que algumas dessas empresas estão prontas, inclusive, para atender localmente as demandas de componentes para veículos híbridos flex: “Em um período de 180 a 240 dias devemos ter mais novidades sobre esse tema”.
A BYD revisou a sua projeção de vendas para 2023, que em maio estava em 10 mil unidades e, agora, passou para 15 mil até dezembro, de acordo com Baldy. O Dolphin foi um lançamento de peso da BYD no Brasil: chegou com preço competitivo e motivou a revisão para cima das vendas pois em dois meses recebeu 4 mil encomendas.
Para absorver este grande crescimento da demanda – no ano passado a empresa vendeu 400 unidades – a BYD está expandindo sua rede, atualmente com trinta lojas, outras sessenta em construção e vinte negociações em desenvolvimento. A meta é encerrar o ano com cem pontos de vendas operando e, para o ano que vem, já existe um segundo plano de expansão, mas Baldy disse que prefere esperar o primeiro se concretizar para revelar os pormenores para 2024.
Com relação à extensão até 2032 dos regimes automotivos do Nordeste e do Centro-oeste a BYD ainda aguarda novidades positivas do Senado, onde o projeto é examinado, sem avanço nos últimos dez dias.