São Paulo – Conforme as montadoras comecem a lançar modelos mais baratos de veículos elétricos, a fim de reverter a queda na demanda pela forma de propulsão, a fatia de mercado na Europa poderá chegar a 24% a partir do ano que vem. Foi o que estimou o grupo Transporte e Meio Ambiente, de lobby europeu.
Participação acima de 20% seria um salto significativo em relação a este ano, uma vez que, de janeiro a julho, os veículos a bateria representaram 12,5% de todos os registros de carros novos na União Europeia, de acordo com a Acea, associação que reúne as fabricantes desta parte do continente.
De acordo com reportagem da Bloomberg, publicada no Automotive News Europe, a indústria automobilística europeia está lutando para resistir à forte queda na demanda por veículos elétricos depois que os governos reduziram os incentivos e as montadoras chinesas começaram a se expandir na região.
O Grupo Volkswagen está avaliando o fechamento de fábricas na Alemanha pela primeira vez em sua história, enquanto a Renault alertou que as montadoras incorrerão em bilhões em multas se não cumprirem as ambiciosas metas climáticas da União Europeia.
De acordo com o grupo de lobby Transporte e Meio Ambiente, as montadoras devem prosseguir com os planos que incluem sete novos modelos elétricos abaixo de € 25 mil, que chegarão ao mercado entre este e o próximo ano. Dentre eles, o Renault 5 e-Tech e o Citroën e-C3, da Stellantis.