Expo de Transportes do ABCD projeta alta de 20% no faturamento

São Paulo – A Expo de Transportes do ABCD, popularmente conhecida como Feira do Cegonheiro, será realizada em 25, 26 e 27 de setembro no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, SP. É esperada para esta vigésima-quinta edição realizada pelo Sinaceg, Sindicato Nacional dos Cegonheiros, e pela Conexão Eventos, a geração de R$ 600 milhões em negócios, o que significa alta de 20% no faturamento sobre os resultados de 2024, quando a receita alcançou R$ 480 milhões.  

O otimismo decorre das expectativas da Anfavea para o setor este ano, de altas de 7,8% na produção, 6,3% nas vendas e 7,4% nas exportações. Além disto desde a primeira edição, em 1999, a Expo de Transportes do ABCD vem crescendo ano a ano, com recordes de negócios e público.

Em 2024 um total de 72 mil visitantes estiveram no evento e, para este ano, são aguardadas 87 mil. A intenção dos organizadores é ampliar o volume de expositores em 20%. A Feira do Cegonheiro ocupará dois pavilhões com 6 mil m² de área. 

Já estão confirmados Volkswagen Caminhões e Ônibus, Concessionária Codema, da Scania, Concessionária Cofipe, da Iveco, Concessionária Comercial De Nigris, da Mercedes-Benz, Concessionária Nors, da Volvo, Concessionária Via Trucks, da DAF, Grupo Sada, Grupo Vigorito, Tegma, Transauto, Transportadora Lemak, Transmoreno, Dambroz, AR4 Test, Pneus TEP, SIM Lubrificantes, Suspentech, Truck Control, Cooperceg, Gallagher, Jurídica Corretora de Seguros e Sicoob Credceg.

Financiamento de veículos registra queda no primeiro semestre e chega a 3,4 milhões de unidades

São Paulo – As vendas financiadas de veículos no Brasil somaram 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre, volume 0,7% menor do que o registrado em igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela B3 na sexta-feira 18. Esse volume considera veículos leves, pesados e motocicletas, usados e novos.

Do total financiado no primeiro semestre 2,2 milhões foram de veículos usados e seminovos, enquanto os modelos 0 KM representaram 1,2 milhão de unidades.

De janeiro a junho a demanda por financiamentos de veículos leves caiu 2,6% com relação ao mesmo período de 2024, quando as vendas a prazo de pesados recuaram 4,6%. O segmento de motocicletas registrou alta de 4,4% no primeiro semestre:

“Os resultados mostram que, diante de um cenário macroeconômico mais adverso, o mercado de financiamento de veículos continua enfrentando dificuldades para retomar o ritmo de crescimento e alcançar os níveis observados no ano anterior”, disse Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamento da B3.

GWM se reúne com Governo do Espírito Santo para discutir novas parcerias de médio e longo prazo

São Paulo – Representantes da GWM e do governo do Espírito Santo reuniram-se para discutir novos projetos e fortalecer  a cooperação da empresa com o Estado. O foco da reunião foi em iniciativas de médio e longo prazo, abordando temas como mobilidade elétrica, atração de investimentos, exportações e infraestrutura logística.

O Estado do Espírito Santos é considerado estratégico pela GWM no Brasil por causa do potencial de novas parcerias e por ter papel essencial nas operações da empresa, que importa seus veículos pelo porto de Vitória, ES.

Mercado de veículos da Colômbia cresce 23% no primeiro semestre

São Paulo – As vendas de veículos novos na Colômbia somaram 105 mil unidades no primeiro semestre, resultado 23,2% maior do que o de iguais meses do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Andemos, entidade que representa o setor automotivo no país.

Os veículos com motor movido a gasolina representaram a maior parte das vendas, com 54,7 mil unidades. Em segundo lugar aparecem os híbridos leves e convencionais, com 23,9 mil, enquanto os modelos a diesel somaram 17 mil e ficaram na terceira posição.

Os modelos elétricos aparecem na quarta posição do ranking, com 7,3 mil vendas no semestre, e os híbridos plug-in ficaram em quinto lugar, 1,7 mil unidades.

A Renault liderou o mercado colombiano de janeiro a agosto, com 14,2 mil veículos vendidos, sendo a única marca a superar a marca das 14 mil vendas. Em segundo lugar ficou a Kia com 13,8 mil unidades, seguida pela Toyota, 11,7 mil.

Mitsubishi e ArcelorMittal trabalham juntas no desenvolvimento de novo componente para suspensão

São Paulo – A Mitsubishi estabeleceu parceria com a ArcelorMittal depois de procurar a fabricante de aço para estudar a viabilidade de uso de aço de alta resistência em componentes estruturais da nova Triton Rally. O projeto técnico está em fase de desenvolvimento em conjunto com a equipe de pesquisa e desenvolvimento e a diretoria comercial da produtora de aço.

A intenção da Mitsubishi é substituir o aço atualmente usado no braço de suspensão dianteira da picape Triton Rally por uma alternativa que a ArcelorMittal já possui no portfólio, o aço S700. A solução deixará mais resistente a suspensão da picape da Mitsubishi que é utilizada em seus ralis.

Primeiro compacto híbrido flex nacional, Yaris Cross chega em outubro

São Paulo – A Toyota confirmou para outubro o lançamento do Yaris Cross, SUV médio que será produzido na Fábrica 1 do complexo de Sorocaba, SP. Com opções de motorização a combustão interna e híbrido flex em sistema fechado, HEV, será, portanto, o primeiro modelo compacto nacional a oferecer a tecnologia capaz de rodar com gasolina ou etanol em qualquer proporção e, ainda, em baixas velocidades e em percursos curtos, apenas com eletricidade.

Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, disse que além do início das vendas no início de novembro o Yaris Cross será exportado imediatamente para a Argentina: “O lançamento será ao mesmo tempo nos dois países e exportaremos para a região, mas este será o segundo passo porque não teremos capacidade para atender à demanda no início”.

Evandro Maggio durante encontro com jornalistas em São Paulo

O Yaris Cross é o primeiro produto do ciclo de investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024 com duração até 2030 e que leva a Toyota a construir uma nova unidade produtiva em Sorocaba. Chamada por enquanto de Fábrica 2 produzirá o sedã Corolla e um novo produto inédito no portfólio nacional: “As obras estão muito adiantadas e no segundo semestre de 2026 daremos início à produção na nossa segunda unidade em Sorocaba”.

Ainda este ano, muito provavelmente em agosto, a Toyota lançará o Corolla na versão GLI, com um pacote mais discreto de configuração que será a opção de entrada para seu sedã mais vendido. E também reserva uma novidade para os próximos meses que será fabricada na fábrica de Zárate, Argentina: “Posso dizer apenas que é um produto novo”, tergiversou Maggio. Certamente será uma picape, pois na fábrica nos arredores de Buenos Aires são produzidos a Hilux e sua derivação SUV sob chassi, a SW4.

10 anos de garantia

Durante o encontro com jornalistas em São Paulo para anunciar a data de lançamento do novo veículo nacional a Toyota também apresentou alguns resultados de outras iniciativas com foco no consumidor. Como o Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até dez anos. Desde que o cliente faça todas as revisões dentro do prazo de garantia atual de cinco anos essa extensão é ativada automaticamente, sem custos.

Para José Ricardo Gomes, que é o diretor comercial da Toyota do Brasil e também diretor de atendimento ao cliente e cadeia de valor para América Latina e Caribe, o programa de extensão da garantia é uma ferramenta inédita, poderosa e que agrega valor ao cliente porque “segundo nossas pesquisas 96% dos clientes disseram que comprariam outro Toyota, o que reforça a confiança que temos em nossos veículos, desenvolvidos com base nos conceitos de qualidade, durabilidade e confiabilidade”.

A cobertura adicional é renovável a cada doze meses ou 10 mil quilômetros e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios.

5 anos da Kinto

A empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota, a Kinto, oferecerá com exclusividade o novo Yaris Cross já a partir de novembro. Nesses cinco anos de atuação já possuem mais de 400 mil veículos em operação em dezessete países da América Latina.

A empresa oferece três serviços no Brasil: Kinto Share, de aluguel e compartilhamento de veículos Toyota e Lexus por horas, dias, semanas e até um mês, Kinto O One Fleet, de gestão de frotas corporativas, e Kinto One Personal, de assinatura de veículos novos e seminovos Toyota.

Complexo de Sorocaba

A Toyota está desenvolvendo um verdadeiro complexo industrial no Interior de São Paulo. Dos 400 mil m2 de área total, 160 mil m2 serão ocupados pela fábrica que está sendo levantada por 1,1 mil operários. Quando esta unidade estiver pronta a Toyota descontinuará a produção do Corolla em Indaiatuba, que tem capacidade nominal de produzir 76 mil unidades ao ano. A fábrica 2 de Sorocaba poderá produzir até 100 mil veículos e terá, até 2030, 2 mil novos colaboradores.

Reprodução de slide com o status atual de construção da fábrica 2

Além disso a Toyota inaugurou em novembro seu novo centro logístico. Com 55 mil m2 opera toda a distribuição de 1,1 milhão de peças ao mês para os 23 países para os quais exporta na região.

Muitos dos seus fornecedores estão instalados ao redor do complexo e a tendência é que mais empresas que trabalham direta ou indiretamente com a Toyota passem a ocupar os galpões que estão sendo construídos na região.

Atualmente a fábrica de Sorocaba, que produz o Yaris nas carrocerias sedã e hatch e o Corolla Cross, tem capacidade de 150 e 200 mil unidades. Emprega 3,5 mil trabalhadores.

Preço do seguro dos carros mais vendidos diminui no primeiro semestre

São Paulo – O valor médio das apólices de seguro dos dez veículos mais vendidos no Brasil apresentou redução no acumulado do primeiro semestre. De acordo com levantamento realizado em onze capitais pela Minuto Seguros, empresa do Grupo Creditas, o preço baixou 15% para homens e 14% para mulheres.

A simulação, que considerou perfis de homens e mulheres casados com 35 anos de idade, mostrou que em junho o custo médio estava em R$ 2 mil 133 para eles, cerca 1% acima do mês anterior, e R$ 2 mil 175 para elas, alta de 2% no mesmo comparativo.

Este comportamento, conforme o estudo, sugere equilíbrio dos fatores de risco e competitividade do mercado segurador, especialmente diante da movimentação de preços em segmentos como SUVs e modelos compactos.

A maior variação positiva foi observada no Volkswagen Polo Comfortline TSI flex automático, que, no entanto, manteve-se no topo da lista pelo sexto mês consecutivo como o seguro mais acessível para os modelos mais vendidos, na média.  

Em junho o valor médio das apólices foi R$ 1 mil 953 para homens, 7% abaixo de maio, e R$ 2 mil 193 para mulheres, recuo de 0,8%, ambos abaixo das médias nacionais dos respectivos perfis. 

Na outra ponta aparece o Argo 1.0 6V flex manual quatro portas, um dos cinco mais vendidos desde o começo do ano, que em junho apresentou queda de 13,4% na apólice para o perfil masculino, R$ 2 mil 75, com relação a maio. No feminino o valor foi R$ 2 mil 135, recuo de 18,3%.

Geely é mais uma marca confirmada no Salão do Automóvel 2025

Indaiatuba, SP – A Geely retornou ao Brasil no mesmo ano em que o Salão do Automóvel voltará a ser realizado na cidade de São Paulo e a empresa já confirmou sua presença, de acordo com a diretora de marketing Milena Martins. A Geely terá um estande próprio, como parte das suas ações para comunicar a público o seu retorno e para apresentar os modelos vendidos no País:

“A Geely já está confirmada no Salão do Automóvel 2025. Em um momento mais oportuno falaremos sobre novidades e outros lançamentos. Isto pode acontecer antes, durante ou depois do evento, mas agora não posso antecipar nada”.

O Salão do Automóvel de 2025 será realizado, em sua trigésima-primeira edição, no novo Distrito Anhembi, de 22 a 30 de novembro, e outras marcas também já confirmaram presença: BYD, Citroën, Denza, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, Mitsubishi, Peugeot, Ram, Renault e Toyota, segundo a organização.

Cinco pavilhões serão dedicados ao evento, com área total de 67 mil m² de área de exposição. Os estandes terão tamanho padronizado para todas as marcas para evitar extravagâncias de outras edições.

Test drives serão oferecidos aos visitantes, atendendo à forte demanda do público, em uma pista indoor, de acordo com a organização. Temas como mobilidade, sustentabilidade e eletrificação serão debatidos.

Geely EX5 entra em pré-venda com preço promocional a partir de R$ 195,8 mil

Indaiatuba, SP – O SUV elétrico EX5 é o primeiro modelo Geely a ser vendido no Brasil, neste seu retorno ao País que conta com parceria com a Renault para os serviços de pós-vendas. A empresa abriu a pré-venda do EX5 na quinta-feira, 17, em duas versões, a Pro e a Max, com preços promocionais de R$ 195,8 mil e R$ 215,8 mil, respectivamente, para as primeiras trezentas unidades reservadas até 30 de julho. As primeiras entregas deverão ser feitas a partir de 31.

Segundo Maurício Silveira Júnior, diretor de vendas e rede da Geely no Brasil, o primeiro lote de importação é bem maior do que as trezentas unidades com desconto e, caso a demanda seja maior, a empresa está pronta para atender aos clientes mas com preços sem desconto e, neste caso, a versão de entrada custará R$ 205,8 mil e a topo de linha R$ 225,8 mil:

“Para os próximos meses, quando começarmos a vender o modelo regularmente nas concessionárias, vamos importar o EX5 conforme a demanda do mercado. O prazo de importação varia de acordo com o modal e a rota escolhida, mas demora mais de trinta para chegar ao Brasil”.

Junto com o desconto de R$ 10 mil a Geely também oferecerá mais alguns benefícios para os primeiros compradores do EX5, que poderão escolher: um ano de recarga grátis em setecentos eletropostos de uma marca parceira, a MFS, ou um carregador de parede.

A Geely pretende inaugurar 23 concessionárias em dezoito cidades até dezembro, todas com identidade própria, sendo que a primeira será aberta na próxima semana em São José dos Pinhais, PR. Depois disto o plano é uma sequência de inaugurações até o fim do ano

Serão três modelos de concessionárias: o primeiro é uma loja completa com área de vendas e pós vendas, o segundo é um modelo em parceria com a Renault, com a revenda da Geely sem área de pós-vendas posicionada ao lado da marca francesa, que usará a área de pós-vendas por meio da parceria, e o terceiro modelo é uma concessionária Geely sem ser vizinha da Renault, que fará o serviço de pós-vendas em outra revenda próxima.

As duas versões do EX5 dispõem de motor elétrico que gera 218 cv de potência e a bateria é a short blade que está integrada à carroceria, melhorando a aerodinâmica e a segurança. Essa bateria gera autonomia de até 413 quilômetros na versão de entrada e de 350 quilômetros na topo de linha, de acordo com dados do Inmetro. 

O executivo da Geely justificou a diferença na autonomia: a versão topo de linha é mais completa e tem mais equipamentos que demandam o uso de energia da bateria, além de ser 50 quilos mais pesada e, por isto, tem autonomia menor do que a opção de entrada.

O tempo de recarga é o mesmo para as duas versões, levando 20 minutos para recuperar de 30% a 80% da autonomia em um eletroposto rápido de 100 kW, enquanto a sua recarga total em um eletroposto lento, de 11 kW, como costuma ser instalado na casa dos clientes, demora cerca de seis horas.

BYD Dolphin completa dois anos com 21,5 mil unidades vendidas

São Paulo – O Dolphin, primeiro veículo elétrico comercializado pela BYD no Brasil, completou dois anos no mercado, período no qual foram vendidas 21,5 mil unidades.

A empresa, que abriu as portas da fábrica de Camaçari, BA, no início de julho, e se prepara para iniciar a produção local em SKD assim que obtiver as licenças, anunciou mudanças na linha 2026, mas manteve o preço de lançamento da versão de entrada GS, R$ 149 mil 990.

Uma das novidades é o carregador de celular por indução de 50 W. Também há ajustes elétricos no banco do motorista, rebatimento elétrico dos retrovisores, ajuste de profundidade e de altura do volante, partida inteligente e vidros com função um-toque para subir e descer.