AutoData - Pesquisa da CNI confirma a retomada da economia
Indústria
25/01/2018

Pesquisa da CNI confirma a retomada da economia

Imagem ilustrativa da notícia: Pesquisa da CNI confirma a retomada da economia
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A atividade econômica está em processo de recuperação. É o que mostra pesquisa divulgada na quarta-feira, 24, pela Confederação Nacional da Indústria, CNI. 

 

O indicador de evolução da produção ficou em 42,4 pontos e o de número de empregados foi de 47,6 pontos em dezembro. Embora tenham fechado o ano abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o aumento da queda da produção e do emprego, os dois índices ficaram acima do registrado nos últimos anos, informa a Sondagem Industrial.

 

 

A utilização média da capacidade instalada caiu para 64% em dezembro e ficou quatro pontos porcentuais abaixo da registrada em novembro.

 

De acordo com a CNI, “é comum que a utilização da capacidade instalada recue na passagem de novembro para dezembro, tendo em vista o fim das encomendas para as festas de fim de ano”. Mesmo com essa retração, a utilização da capacidade instalada de 2017 é a maior para o mês dos últimos três anos. O nível de estoques em relação ao planejado fechou o mês em 49,5 pontos, próximo da linha divisória dos 50 pontos. Isso indica que as indústrias fecharam o ano com os estoques dentro do planejado.

 

Expectativas positivas – O cenário mais favorável melhorou as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses. Todos os indicadores de expectativas ficaram acima dos 50 pontos em janeiro. Isso mostra que os industriais esperam o aumento da demanda, das compras de matérias-primas e das exportações.

 

Com isso, os empresários também estão mais dispostos a fazer investimentos. O índice de intenção de investimentos aumentou 0,8 ponto e ficou em 53 pontos em janeiro, o maior desde maio de 2014. O indicador de intenção de investimentos varia de zero a cem pontos. Quanto maior o índice, maior é a disposição dos empresários para investir.

 

Foto: Fotos Públicas – David Alves/Palácio Piratini.