São Paulo – Com dívida de 1 trilhão de ienes, equivalente a US$ 8,6 bilhões, a Marelli, ex-Calsonic Kansei, entrou com pedido de recuperação judicial no Japão. Adicionalmente negociará com seus trinta credores, incluindo o Banco Mizuho, uma solução alternativa de disputas, que envolverá a renúncia de centenas de bilhões de ienes em dívidas.
A informação é do site Nikkei Asia, segundo o qual a situação da fornecedora de autopeças se deve, em grande parte, ao fraco desempenho de sua principal cliente, a Nissan, que teve produção e vendas retraídas durante a pandemia. A Marelli, que registrou perdas líquidas por três anos seguidos até 2020, segundo dados preliminares do ano passado também obteve dezenas de bilhões de perdas. Ainda segundo o site apenas com o Banco Mizuho a companhia possui empréstimos pendentes de 360 bilhões de ienes.
A então Calsonic Kansei foi comprada pela empresa de investimento americana KKR em 2017. Dois anos depois o nome da empresa foi mudado para Marelli, após fusão com a fabricante italiana de autopeças Magneti Marelli, que era da FCA, agora Stellantis.