Balanço
20/12/2017

Rota 2030: a saga para sair do papel

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Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

Um dos temas mais recorrentes nas discussões dentro do setor automotivo, o Rota 2030, a política industrial que substituirá o Inovar-Auto a partir de janeiro, movimentou toda a cadeia produtiva em torno de sua concepção. Definidas as diretrizes pelas diversas frentes, um diálogo que reuniu à mesa fabricantes, autopeças e uma comissão técnica formada por engenheiros, em meados de junho, o documento seguia para a última e dramática parte do processo de aprovação, o qual já vinha se estendendo desde agosto – passar pelo crivo da Fazenda não seria fácil.

 

A meta orçamentária planejada pelo governo para o ano que vem se mostrou conflitante com as pretensões da indústria em termos fiscais. De um lado, o setor favorável à manutenção das bases do Inovar-Auto, que previa sobretaxar em 30 pontos porcentuais às empresas que não atingissem metas de eficiência energética. Do outro, o Estado irredutível em conceder renúncias fiscais e, assim, deixar de arrecadar tributos. O entrave chegou a contar com a mediação do presidente em sua reta final, no último trimestre, quando o setor, por meio da Anfavea, afirmou que o Rota 2030 sairia do papel por meio de uma medida provisória. O que se sabe, por ora, é que falta a assinatura do Executivo em Brasília para reger o setor automotivo pelos próximos 15 anos.

 

Confira abaixo, em ordem cronológica, as principais notícias que AutoData publicou sobre o tema em 2017:

 

Rota 2030 substituirá Inovar-Auto

Política específica para autopeças está prevista na cartola do Rota 2030

Híbridos receberão incentivos do governo via Rota 2030

Rota 2030 também será utilizada por outros setores industriais

Governo teme queda da arrecadação de impostos com Rota 2030

Acordo com EU pode inviabilizar Rota 2030

Setor automotivo aguarda definição sobre Rota 2030

Fazenda e indústria rediscutem o Rota 2030

Fazenda reluta em aprovar Rota 2030

Rota 2030: 15 dias para o final do ano e muitas incertezas

Rota 2030: meta de eficiência energética será de até 12% em cinco anos

Prazo para Rota 2030 nem é tão importante, diz Ioschpe

Brasil e Argentina se comprometem a padronizar seus veículos

Rota 2030, este ano, só terá marco legal