AutoData - Venda de implementos cresceu 53,1%
Indústria
08/02/2018

Venda de implementos cresceu 53,1%

Imagem ilustrativa da notícia: Venda de implementos cresceu 53,1%
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

As vendas de implementos rodoviários somaram 5 mil 331 unidades em janeiro, alta de 53,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram comercializadas 3 mil 482 unidades, segundo dados divulgados pela Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. De acordo com seu presidente, Alcides Braga, “o primeiro mês do ano costuma ser um período de vendas menores porém estamos saindo da crise e o reflexo é esse desempenho elevado em comparação ao exercício anterior”.

 

Ele observou que parte do volume comercializado é reflexo de negócios fechados durante a Fenatran, quando 23 empresas associadas negociaram cerca de 150 unidades do segmento de carroceria sobre chassi e 2 mil produtos no segmento de reboque e semirreboque: “A dinâmica dos negócios no setor indica que uma vez concluídos os negócios os produtos serão emplacados em momentos diferentes. Assim provavelmente esses emplacamentos deverão aparecer de forma diluída nas estatísticas da Anfir ao longo dos próximos meses”.

 

O segmento pesado, reboques e semirreboques segue em recuperação desde o segundo semestre do ano passado e vendeu 2 mil 391 unidades, contra 1 mil 467 no mesmo período do ano passado, alta de 62,99%. Dos quinze tipos de implementos que formam esse segmento apenas dois registraram queda em janeir: tanques de alumínio, com queda de 66,67%, transporte de toras, queda de 52,07%.

 

O segmento leve, carroceria sobre chassis, começou o ano com 2 mil 940 produtos vendidos, contra 2 mil 15 em janeiro do ano passado, alta de 45,91%. Para o presidente da Anfir ainda é cedo para o setor sentir os efeitos da circular 43 publicada pelo BNDES, que oferece até 100% de financiamentos para micro e médias empresas.

 

Todas as sete categorias que fazem parte do segmento leve apresentaram alta na comparação com janeiro do ano passado.

 

Foto: Divulgação.