AutoData - Caoa e Hyundai retomam diálogo
Empresa
29/10/2018

Caoa e Hyundai retomam diálogo

Imagem ilustrativa da notícia: Caoa e Hyundai retomam diálogo
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – Caoa e Hyundai negociam a suspensão do julgamento do distrato da parceria comercial que ainda mantêm no País. No primeiro semestre a Hyundai entrara na Justiça com pedido para encerrar o contrato de distribuição que mantinha com a Caoa alegando descumprimento de cláusulas.

 

O documento estipula que divergências sejam julgadas por comissão de arbitragem instalada em Frankfurt, Alemanha, o que, de fato estava ocorrendo até setembro, quando um juiz espanhol foi indicado para o caso. No entanto, segundo fonte ouvida por Agência AutoData, as empresas decidiram sentar novamente à mesa para conversar e buscar consenso sem que seja necessário recorrer a julgamento isento na Alemanha.

 

Desde abril, quando expirou o contrato assinado pelas empresas  visando ao mercado brasileiro dando início ao litígio, esta seria a primeira vez em que as empresas estariam dispostas a negociar. Disse a fonte: “Neste primeiro momento as empresas querem a suspensão do julgamento. Depois buscarão uma data para sentar e conversar”.

 

A Caoa segue distribuindo veículos Hyundai em sua rede depois de conseguir, na Justiça, liminar que estabeleceu a manutenção do contrato. Os advogados da Hyundai alegaram, em abril, que a empresa brasileira descumpriu uma série de cláusulas que davam à Hyundai o direito de encerrar o contrato, o que prontamente foi rebatido pela empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Dentre as supostas irregularidades apontadas está a venda de veículos Chery, de quem é sócia desde janeiro, em lojas da rede Caoa.

 

Procurada pela reportagem a Hyundai informou que a subsidiária brasileira não tem autorização para comentar processos que estão em andamento. A Caoa também informou que não se pronuncia sobre ações que estão em tramitação.

 

Desde 2008 a Caoa tem licença para importar veículos Hyundai. Vende os modelos i30, Sonata, Elantra, Azera e Santa Fe. A empresa também mantém contrato de produção para a fábrica instalada em Anápolis, GO, dos modelos Tucson, ix35 e do caminhão HD 80. A Hyundai produz no Brasil, em Piracicaba, SP, os modelos HB20 e SUV Creta.

 

Foto: Divulgação.