São Paulo — A Volvo Cars anunciou o fim das vendas de veículos com motor apenas a combustão no Brasil: manterá em seu portfólio local apenas modelos híbridos e 100% elétricos. O Brasil, junto com a Noruega, puxou a fila dos mercados 100% eletrificados, objetivo global traçado pela companhia até 2025.
Para João Oliveira, seu diretor geral no Brasil, a decisão é "motivo de orgulho" para a operação brasileira, que conseguiu antecipar a projeção global da empresa: "Agora seguiremos pensando em como gerar menos impacto ao meio ambiente nas nossas fábricas, concessionárias, distribuição dos veículos e eventos. Vamos pensar em toda a cadeia para garantir que não causaremos nenhum impacto".
Seguindo seu caminho de eletrificação no mercado brasileiro a Volvo também anunciou o lançamento do seu primeiro modelo 100% elétrico, o XC40 Recharge Pure Electric, e garantiu que seguirá expandindo a infraestrutura nacional de carregamento. Atualmente a empresa possui cerca de setecentos postos de recarga — a meta é superar as 1 mil unidades até o fim do ano.
Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Cars, disse que para avançar com a infraestrutura a Volvo continuará apostando em parcerias, como já possui com o Grupo Pão de Açúcar e com a rede de estacionamentos Estapar: "Vale lembrar que esses carregadores não são apenas para os modelos da Volvo e podem ser usados pelos donos de veículos elétricos e híbridos de outras marcas".
Outro passo considerado importante é o lançamento de uma plataforma online que ajudará a tirar todas as dúvidas com relação à instalação da rede de carregamento em prédios comerciais, residenciais e em casas.
A Volvo também anunciou o lançamento do seu e-commerce, no qual oferecerá seus produtos e seu carregador exclusivo, desenvolvido em parceria com a Enel. No site os clientes donos de um Volvo híbrido ou elétrico terão descontos ao comprovarem o quanto estão rodando com seu carro apenas no modo elétrico.
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