São Paulo – Além das negociações com a BYD para a fábrica de Camaçari, BA, a Ford mantém conversas com interessados em adquirir a unidade de Horizonte, CE, onde eram produzidos os modelos Troller. Mas para ambas, disse o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, ainda não há acordos fechados.
Com a BYD, segundo apurou a reportagem, as negociações estão mais avançadas. Recentemente o governo do Estado da Bahia anunciou que assinou protocolo de intenções com a companhia chinesa para a instalação de três unidades produtivas, para fabricar caminhões, chassis e veículos de passeio elétricos e processados de lítio e ferro fosfato. Os investimentos giram na casa dos R$ 3 bilhões.
Como o acordo com a Ford ainda não foi sacramentado o local das fábricas ainda não foi anunciado, embora naturalmente se pense em Camaçari, pela estrutura e seu histórico, como candidata natural.
Em Horizonte o governo cearense busca montadoras candidatas a assumir as instalações da Troller, segundo publicou recentemente o Diário do Nordeste, de Fortaleza. Justo não informou qual o setor das empresas que negociam com a Ford pela fábrica, que deixou de produzir em agosto do ano passado.
O que se sabe é que apenas os ativos industriais serão negociados, pois a Ford decidiu manter a marca e as tecnologias da Troller.
As duas fábricas são o espólio da montadora Ford no País: desde 2021 a companhia deixou de produzir veículos por aqui, tornando-se importadora. A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, foi fechada dois anos antes e a de Taubaté, SP, encerrou a produção de motores no ano passado. Ambas foram vendidas à Construtora São José, que instalará complexos logísticos nos locais.