Osasco, SP – A CDBS, Cummins Drivetrain and Braking Systems, antiga Cummins Meritor, prepara novidades para apresentar ao mercado na Fenatran. Uma delas é o sistema Calibrar, tecnologia de controle de pressão dos pneus que deverá ser lançada em 2025 e foca no segmento de carretas: segundo a CDBS, oferece ganhos significativos em termos de segurança, economia e manutenção.
Atualmente a tecnologia está em fase de tropicalização para o mercado brasileiro, uma vez que já é ofertada em outros mercados como o estadunidense. O sistema é alimentado por compressor que integra o sistema de freios e a suspensão a ar do caminhão.
“O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade. Na sequência este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, disse o especialista de produtos Renan Silveira.
A intenção é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento e, com isto, permitir que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para realizar o reparo.
Com base em dados coletados nos Estados Unidos, onde o sistema já equipa parte da frota circulante de caminhões, a empresa afirmou que é possível reduzir o consumo de combustível em 1,5% na comparação com veículos que não usam a tecnologia, uma vez que a pressão dos pneus é sempre mantida no padrão correto. Também é possível aumentar em 10% a vida útil dos pneus, reduzindo o custo com eventuais manutenções.
Ourea novidade que a CDBS apresentará na Fenatran 2024, em novembro, é eixo MT-17X HE, dedicado a caminhões extrapesados com motores de até 750 cv de potência. O eixo reduz o nível de abastecimento de óleo de 40 litros, padrão desse segmento, para 25 litros, e utiliza carcaça fundida, que permite melhor desenho para a montagem da suspensão.
O MT-17X HE também oferece como opcional o sistema CDBS Detachable, que permite mudar da configuração 6×2 para 4×2 quando o veículo está descarregado. Esse opcional deve interessar aos frotistas que buscam melhorar suas operações reduzindo o consumo de combustível e elevando a capacidade de carga útil.
Para o ano que vem também estão previstas algumas novidades para o mercado brasileiro, como o início da produção local do MS-18x HD e do MT-160.