AutoData - Traton será a nova divisão de veículos pesados da VW
Empresa
20/06/2018

Traton será a nova divisão de veículos pesados da VW

Imagem ilustrativa da notícia: Traton será a nova divisão de veículos pesados da VW
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – O Grupo Volkswagen anunciou na quarta-feira, 20, que a sua divisão de caminhões e ônibus passará a se chamar Grupo Traton a partir de outubro. Esta é mais uma etapa no plano de tornar a divisão mais independente: foi iniciada há três anos com a criação da VW Truck & Bus e deverá culminar com oferta pública de ações na Bolsa de Valores.

 

As quatro marcas de veículos pesados da companhia – MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Rio – ficarão sob o guarda-chuva do Grupo Traton e manterão suas identidades próprias nos mercados onde atuam. Andreas Renschler, CEO da VW Truck & Bus, permanecerá como CEO.

 

De acordo com comunicado divulgado pelo Grupo VW o nome Traton foi criado a partir de uma mistura dos termos Transformação, Transporte, Tradição, Tonelagem e On, que significa ligado em inglês.

 

O CEO Renschler afirmou, na nota, que a mudança de nome é um marco para tornar a empresa campeã global na indústria de transportes: “Desde a nossa fundação crescemos juntos mais rapidamente do que esperávamos. A Traton nos oferece mais independência”.

 

Segundo ele o novo nome ajuda também a entrada no mercado de capitais – desde o ano passado a VW cogita lançar ações de sua divisão de pesados.

 

Na véspera do anúncio do novo nome de sua divisão de veículos pesados a VW anunciou negociar com a Ford uma aliança global no segmento de veículos comerciais leves. Outros pormenores deverão ser divulgados nos próximos dias pelas empresas, que já discutem esses passos.

 

O Grupo Traton já nasceu com 31 fábricas distribuídas em dezessete países e mais de 81 mil funcionários. Segundo a companhia no ano passado as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Rio venderam 205 mil veículos globalmente.

 

Foto: Divulgação