São Paulo — As vendas de veículos na Colômbia somaram 147,1 mil unidades de janeiro a julho, crescimento de 9,5% sobre igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Andemos, entidade que representa o setor local.
Nesse período a Renault liderou o mercado com 27,5 mil vendas. Em segundo lugar ficou a Chevrolet, com 23,6 mil, e a Toyota chegando ao terceiro lugar após vender 14,1 mil unidades.
O resultado de julho apontou para 23,3 mil vendas, alta de 0,6% sobre igual período do ano passado e queda de 0,3% com relação a maio. Para Oliverio García, presidente da Andemos, a falta de produtos afetou o resultado:
“Apesar do crescimento do setor no último mês há indícios de uma contração significativa em alguns segmentos como resultado da falta de estoques”.
Os segmentos de automóveis e de vans são os citados por García, com queda de 10,4% e 9,7%, respectivamente, durante julho.
Outros fatores ligados à economia, inflação, aumento de custos e uma possível reforma tributária na Colômbia também podem prejudicar o desempenho do mercado durante o segundo semestre.