São Paulo – Embora 2022 tenha sido um ano bastante desafiador, devido às incertezas geopolíticas e às persistentes dificuldades no fornecimento de componentes, as regiões da América do Norte e do Sul destacaram-se por continuar a expandir seus mercados e o lucro operacional da Volkswagen, antes dos itens especiais, aumentou de € 2,2 bilhões para € 2,6 bilhões, e o retorno operacional foi ampliado de 3,2% para 3,6%.
Durante apresentação dos resultados do ano fiscal 2022 os executivos da empresa ponderaram que, apesar do declínio das entregas, a companhia gerou vendas anuais de € 74 bilhões, enquanto que em 2021 havia atingido € 68 bilhões, o que se deveu à otimização dos custos fixos, à distribuição de despesas e à política de preços, o que também contribuiu com o avanço do fluxo de caixa líquido limpo de € 300 milhões para € 1,9 bilhão.
Para este ano a Volkswagen pretende acelerar a transição para a mobilidade elétrica e prevê participação de 80% dos veículos movidos a bateria na Europa até 2030. Para isto dez novos veículos elétricos serão lançados até 2026, incluindo um Volkswagen totalmente elétrico que custará menos de € 25 mil, o conceito ID.2all.
Para dar continuidade aos bons resultados nas Américas a empresa planeja investir cerca de € 5 bilhões em mobilidade elétrica e digitalização até 2027 na América do Norte.
Mais de € 1 bilhão será aportado na América do Sul até 2026, a fim de impulsionar a participação da empresa no mercado e dar início à transformação elétrica. Segundo a Volkswagen testes iniciais de mercado com modelos ID já estão em andamento na região.