AutoData - Itaú vê tendência a gastos e a consumo de veículos
Congresso AutoData 2018
10/10/2017

Itaú vê tendência a gastos e a consumo de veículos

Imagem ilustrativa da notícia: Itaú vê tendência a gastos e a consumo de veículos
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Taxa de juros em queda e inflação controlada, fatores que marcam o panorama econômico deste ano, formam cenário favorável ao mercado de crédito, gerando uma tendência de desembolsos em 2018 e, por consequência, reflexo nas vendas de veículos. Segundo Fernando Machado Gonçalves, economista do Banco Itaú, expositor durante o segundo dia do Congresso AutoData Perspectivas 2018, o desempenho da economia em 2017 apenas correspondeu às expectativas da indústria.

“Ficou configurado, no País, ao longo deste ano, um cenário favorável para o mercado de crédito, o qual deve crescer em 2018. No entanto, para que se criem reflexos importantes na indústria automotiva, são necessárias as aprovações das reformas. O ano que vem não será melhor, sob esse aspecto, por ser um ano eleitoral.”

A perspectiva do economista é a de que a reforma trabalhista, considerada a mais urgente para que o País volte a apresentar crescimento em diversos setores, tenha o processo de aprovação finalizado em 2019. Só a partir daí será possível afirmar, de forma assertiva, como a indústria se comportará no longo prazo: “Quem quer que seja o presidente, eleito no ano que vem, deverá lidar com a reforma trabalhista para que as empresas possam ter mais previsibilidade em seus negócios”.

Ainda que Gonçalves considere que 2018 será marcado pelas eleições e como elas refletirão nos negócios torna-se uma incógnita, ele acredita que o período será marcado por cortes maiores da taxa Selic: “Hoje temos um corte de 6,5% da taxa. Os juros mais baixos que tivemos no Brasil foi 7,25%. É provável que pelo menos essa barreira seja quebrada já em 2018, o que será benéfico para a retomada dos investimentos”.

 

Foto: Maurício de Paiva