AutoData - Exportação: melhor janeiro da história e expectativa de recorde.
Balanço da Anfavea
06/02/2018

Exportação: melhor janeiro da história e expectativa de recorde.

Imagem ilustrativa da notícia: Exportação: melhor janeiro da história e expectativa de recorde.
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Depois de registrar recorde de vendas para outros países no ano passado o processo de exportação de veículos começou bem o ano, com 47 mil 29 unidades comercializadas — o melhor janeiro da história do setor automotivo, segundo os dados divulgados pela Anfavea na terça-feira, 6.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, 38 mil 49 unidades exportadas, houve alta de 23,6%. Com relação a dezembro houve queda de 23,1%, que já era esperada por efeito sazonal: os primeiros meses são mais fracos.

 

Antônio Megale, presidente da Anfavea, afirmou que “o ano começou bem e tudo indica que as exportações alcançarão a projeção de crescimento de 5% no ano. Terminamos o ano passado como quinto principal mercado exportador, saindo da nona colocação”.

 

O principal mercado para veículos produzidos no BRasil continua sendo a Argentina, com 70% das 47 mil 29 unidades, com o México na segunda posição e o Chile na terceira. Após a confirmação do acordo de livre comércio com a Colômbia, que prevê a exportação de 25 mil unidades, o país já aparece como quarto mercado. Em valores foram exportados US$ 1 bilhão 30 milhões 401 mil, sendo o segundo melhor janeiro da história.

 

Caminhões

 

As vendas de caminhões para outros países em janeiro somou 1 mil 950 unidades, contra 1 mil 65 unidades no mesmo do mês passado, alta de 83,1%. Na comparação com dezembro, como já era esperado, houve queda de 9,2%. Os semipesados foram destaque em janeiro, com 890 unidades exportadas, seguidos pelos pesados, com 640.

 

Ônibus

 

Foram 539 as unidades de ônibus exportadas em janeiro, contra 388 no mesmo mês do ano passado, expansão de 38,9%. Na comparação com dezembro, oitocentas unidades exportadas, a queda foi de 32,6%. Os ônibus urbanos foram destaque no primeiro mês do ano, com 386 unidades vendidas.

 

Foto: Divulgação.