AutoData - Produção não cai de 200 mil/mês este ano
Balanço da Anfavea
06/03/2018

Produção não cai de 200 mil/mês este ano

Imagem ilustrativa da notícia: Produção não cai de 200 mil/mês este ano
Foto Jornalista  Leandro Alves

Leandro Alves

A mesma razão que fez as vendas ficarem abaixo do desempenho de janeiro explica a produção em fevereiro: o menor número de dias úteis [18], quando foram manufaturados 213,5 mil veículos, pequena queda de 2,1% com relação ao primeiro mês do ano e aumento de 6,2% sobre igual período de 2017.

 

No entanto, a expectativa da Anfavea é que tanto as vendas internas quanto as exportações estabelecem um novo ritmo para as fábricas: “Não acredito que vamos baixar de 200 mil unidades ao mês este ano”, diz Antonio Megale, presidente da entidade.

 

No bimestre foram produzidas 432 mil unidades, volume próximo da média da indústria na última década, que é de 443 mil veículos para este período. Considerando o primeiro bimestre de 2017 o crescimento da produção este ano é de 15%.

 

Diante da expectativa positiva Antonio Megale avalia a possibilidade de haver atrasos nas entregas de peças nas linhas de montagem, que seriam pontuais. “Estamos alinhados com a visão do Sindipeças sobre esse tema. Ontem no seminário da AutoData o presidente Dan Ioschpe disse que esse não seria um gargalo, mas uma possível dificuldade pontual nos tier 3. Mas vamos trabalhar para que isso não aconteça”.

 

Outra boa notícia é a retomada de postos de trabalho, em um movimento lento, mas constante mês a mês, segundo a Anfavea. Em fevereiro a indústria utilizou 130, 4 mil trabalhadores, aumento de 1,1% com relação a janeiro, quando 129 mil pessoas ocupadas nas produção. “É uma pequena variação, vamos recuperando os quadros nas fábricas a conta-gotas”.  

 

Foto: Divulgação.