São Bernardo do Campo, SP – Um automóvel compacto híbrido, montado sobre a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Nivus e T-Cross, está sendo desenvolvido pelas equipes de engenharia da Volkswagen América do Sul, da Índia e da Skoda. A intenção, segundo o chairman executivo da VW na região, Alexander Seitz, é entregar um veiculo acessível, de entrada para países como Brasil, Índia e até mercados europeus, como Espanha e Itália, que têm tradição na compra de modelos compactos.
No caso de Brasil e Índia a tecnologia adotada seria a híbrido flex. Na Europa o combustível a preencher o tanque seria a gasolina. Seitz disse que toda as opções estão na mesa, dos MHEV, conhecidos como híbridos leves, até o PHEV: “O importante é o foco nos custos. Ele precisa ter um alto grau de localização de componentes e ser competitivo, financeiramente viável”.
Segundo o chairman da VW América do Sul o modelo ainda “levará alguns anos” para chegar às ruas. É possível que seja lançado primeiro na Europa e, meses depois, nos mercados emergentes. Questionado se seria o primeiro híbrido flex compacto do Brasil respondeu não saber o que está sendo feito pelos concorrentes.
Seitz assumiu o cargo em outubro, sucedendo a Pablo Di Si, que agora cuida dos negócios da América do Norte. Casado com uma brasileira o executivo já passou antes por aqui em cargos na Daimler e no Grupo VW, onde foi vice-presidente de compras. Antes de vir ao Brasil ocupava a posição de CFO e responsável por finanças no Conselho de Administração do grupo.
Disse que seu objetivo, na América do Sul, é tornar viável financeiramente novas tecnologias para que sejam adotadas na região. Uma das que estão em sua mira é a plataforma elétrica compacta que está sendo desenvolvida pela matriz.