São Paulo – A Resfri Ar, fornecedora de climatizadores e outros componentes para o setor automotivo há 25 anos, investiu R$ 10 milhões para estruturar nova área produtiva e verticalizar ainda mais sua estrutura na fábrica instalada em Vacaria, RS. A nova área recebeu máquinas e equipamentos para produzir todos os componentes metálicos, que antes eram comprados de um fornecedor nacional.
A intenção, segundo o diretor geral Thobias Cardoso, foi elevar a competitividade, a qualidade e tentar minimizar os efeitos da inflação: “Com a nova área aumentamos o quadro de funcionários, gerando mais emprego local, assim como o faturamento, pois também podemos atender demandas por outros itens e acessórios”.
Após o investimento, realizado no ano passado para a expansão da produção local, o diretor projetou crescimento de 10% a 15% em 2023. Janeiro já registrou um bom resultado e a expectativa é a de que os negócios em alta sejam uma tendência para o ano.
Sobre a chegada do Euro 6 na indústria de pesados, que traz projeções de queda na produção de caminhões e ônibus, Cardoso disse que o cenário preocupa um pouco, mas a intenção é compensar essa retração com novos negócios e mercados.
Um dos planos para compensar a queda no volume é o de lançar novos produtos no mercado de reposição, como as geladeiras para caminhões Scania e Volvo, programadas para o primeiro semestre, e para veículos DAF e Iveco, estes no segundo semestre. A geladeira para veículos pesados sempre é lançada primeiro no mercado de reposição, para testar sua aceitação, e depois negociada com as montadoras, que costumam pedir alguns ajustes no projeto.
Com expectativa de crescimento para 2023 o quadro de funcionários deverá crescer, com cinquenta contratações programadas para o ano. Deste volume cerca de vinte vagas já foram preenchidas em janeiro.
No ano passado a Resfri Ar registrou faturamento 15% maior do que em 2021, puxado pela forte demanda das montadoras, pelo bom desempenho da reposição, por novos produtos e por um bom volume de pedidos de climatizadores para motorhomes, segmento que ganhou força desde o início da pandemia da covid-19.
As exportações representaram 3% do faturamento total da empresa, que levou seus produtos para Chile, Bolívia, Paraguai, Estados Unidos, África do Sul, Angola, Holanda, Turquia e Iraque.