São Paulo – A Ford anunciou na sexta-feira, 11, que fechou um acordo de “reversão de propriedade” da fábrica de Camaçari, BA, para o governo do Estado da Bahia. Com isto o governo poderá repassar a propriedade à BYD, que já anunciou investimentos no Estado para a produção de veículos híbridos e elétricos.
Os valores da transação não foram revelados, nem os pormenores. Em nota divulgada à imprensa a Ford disse que o processo “prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”.
Com isto começa a encerrar-se novela que vinha se arrastando há meses: a BYD recentemente oficializou os investimentos no País, cujo protocolo de intenções fora assinado no ano passado, mas sem dizer exatamente onde seria erguida a fábrica, embora tenha confirmado que seria em Camaçari. Na ocasião do anúncio a companhia disse que a intenção era iniciar a produção em 2024, o que só seria possível se houvesse uma estrutura já pronta para isso, como é o caso do Complexo Ford.
Em nota a BYD afirmou que segue em negociações com o governo da Bahia para investir na unidade industrial que era da Ford.