São Paulo – De trinta lançamentos previstos pela Nissan, em todo o mundo, até 2026, catorze trarão dentro de seu capô um motor a combustão tradicional. Outros dezesseis serão eletrificados, de um total de 34 previstos até 2030, dentre híbridos e 100% elétricos. A correção de rota, desacelerando a aposta na eletrificação, foi divulgada na segunda-feira, 25, pelo CEO Makoto Uchida, no Japão, como o plano de negócios The Arc.
De acordo com a empresa os modelos ICE atenderão “às diferentes necessidades de clientes onde a velocidade de eletrificação é diferente”. O mix de eletrificados em seu portfólio será de 40% em 2026 e de 60% até o fim da década.
O The Arc é um plano no meio do caminho do Nissan Next, previsto de 2020 a 2023, sempre falando em anos fiscais, ao Ambition 2030, que aponta a visão de longo prazo da companhia. Até 2026 a companhia pretende avançar 1 milhão de unidades em suas vendas globais e aumentar sua margem de lucro operacional para mais de 6%. Um terço deste crescimento deverá vir das Américas, região que inclui o Brasil.
“A Nissan primeiramente agirá para assegurar o crescimento dos volumes mediante uma estratégia regional sob medida e se preparará para uma aceleração na transição para os veículos elétricos, apoiada por um portfólio equilibrado de produtos eletrificados e a combustão, aumento dos volumes nos principais mercados e disciplina financeira.”
Custo equilibrado de ICE e EVs
Enquanto segue com portfólio equilibrado a Nissan busca novas estratégias de desenvolvimento e manufatura para reduzir os custos dos elétricos. A companhia acredita que com o desenvolvimento por família, com integração de motorizações, inovações em baterias e utilizando manufatura modular de nova geração, consiga reduzir os custos em 30% e atingir paridade de custos de EVs com ICE até o ano fiscal de 2030.
Lançar mão de parcerias, como a recém-anunciada com a Honda e explorar a Aliança com a Renault e a Mitsubishi, faz parte do planejamento para se manter competitiva e oferecer portfólio global de produtos e tecnologias.