AutoData - Toyota investirá em expansão no Rio Grande do Sul
Empresa
11/07/2018

Toyota investirá em expansão no Rio Grande do Sul

Imagem ilustrativa da notícia: Toyota investirá em expansão no Rio Grande do Sul
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – A Toyota investirá na expansão do centro de distribuição que mantém no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, 10, o presidente Rafael Chang assinou termo de compromisso com o governo do Estado. O valor do investimento segue indefinido — ainda assim a expectativa do executivo é a de aumentar o quadro de funcionários da unidade e atrair novos fornecedores:

 

“Assinamos um compromisso para aumentar nossas atividades. Queremos um projeto de ampliação, gerar mais empregos e incluir fornecedores de peças”.

 

O centro de distribuição, localizado em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é um dos três que a Toyota mantém no Brasil. Os outros centros estão instalados em Vitória, ES, e em Suape, PE.

 

A instalação representa importante plataforma logística para a Toyota no contexto da América Latina. Modelos produzidos na Argentina, como a picape Hillux e o SUV SW4, por exemplo, são recebidos no local antes de entrar no mercado nacional. O mesmo acontece com os modelos produzidos aqui, que passam pelo centro antes de serem exportados — procedimento similar ao que acontece com peças e componentes que a operação brasileira recebe de outras unidades intercompany.

 

O compromisso firmado pela montadora surge num momento em que o setor automotivo brasileiro bate recorde de exportações.

 

O espaço foi inaugurado em março de 2005, fruto de investimento de R$ 10 milhões. Até o fim de 2004 a Toyota exercia suas importações de veículos e peças da Argentina pelo porto de Vitória, ES. Ocupa 2,5 mil m² de área construída em terreno de 50 mil m².

 

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.