São Paulo – De olho no avanço da eletrificação a Ford, pouco a pouco, está dando outros rumos a suas fábricas dedicadas a modelos movidos a combustão. É o caso de unidade de Saarlouis, na Alemanhã, de onde saem os Focus, produção que deve ser encerrada em 2025. Segundo informações do The Wall Street Journal a Ford está negociando a venda das instalações para a fabricante de veículos elétricos BYD.
Fontes sigilosas informaram ao jornal que dirigentes da Ford planejam viajar para a China na semana que vem a fim de discutir a venda da unidade. Os termos e os valores envolvidos não foram revelados, mas o acordo representaria grande passo para a indústria de veículos elétricos chineses no Exterior.
O WSJ também informou que a Ford estaria avaliando, ao mesmo tempo, outras quinze propostas para a unidade de Saarlouis.
Não é a primeira fábrica que a Ford planeja vender para a BYD. Desde o fim do ano passado a planta de Camaçari, BA, foi alvo de conversas entre as duas empresas. Um pouco antes, em outubro, o governo do Estado da Bahia anunciou que assinara protocolo de intenções com a fabricante chinesa para a instalação de três unidades para a produção de caminhões, veículos de passeio e processamento de lítio e ferro fosfato, com investimento de cerca de R$ 3 bilhões.
Desde junho do ano passado o futuro da fábrica de Saarlouis, onde trabalham 4,6 mil profissionais, está indefinido porque a nova geração de veículos elétricos será manufaturada em Valência, Espanha.
Além disso outra fábrica alemã também está em xeque por causa da eletrificação. Informações do Automobilwoche publicadas pelo Automotive News na segunda-feira, 23, apontaram que a operação de Colônia, onde é fabricado o Fiesta, deverá ser reestruturada e, com isso, ao menos 1 mil postos de trabalho poderão ser eliminados. As demissões no local podem chegar a 3,2 mil pessoas.