AutoData - Carros, motos e pneus. E os recalls não param.
Indústria
22/01/2018

Carros, motos e pneus. E os recalls não param.

Imagem ilustrativa da notícia: Carros, motos e pneus. E os recalls não param.
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

O site do Procon SP divulgou na segunda-feira, 22, mais quatro recalls de produtos do setor automotivo, sob a responsabilidade de Honda, Honda Motos e Renault, e da Cooper Tire, de pneus. 

 

A Honda convocou proprietários dos modelos Fit e City, ano/modelo 2013, a comparecerem a uma concessionária autorizada para a substituição do insuflador de airbag do passageiro, que em caso de colisão frontal pode ter rompida a sua estrutura, causando danos materiais e até possíveis lesões graves. São 86,5 mil unidades envolvidas, mais do que a empresa vendeu dos dois modelo no ano, e a substituição da peça deve ser agendada pelo telefone 0800 701 3432 ou pelo site www.honda.com.br/recall. Esses carros são dotados de airbags da Takata, empresa que está envolvida em um escândalo mundial de recalls.

 

O recém-lançado Renault Kwid aparece, mais uma vez, na lista de recalls desta vez por causa da solda do berço do motor, que pode se romper e provocar a perda de dirigibilidade com risco de acidente e lesões aos ocupantes. Segundo a Renault o problema foi detectado por uma não conformidade de execução do fornecedor da empresa. 1 mil 918 unidades estão envolvidas e os proprietários devem agendar a verificação e, se necessária, a substituição da peça em uma concessionária. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 055 5615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.

 

A Cooper Tire, fabricante de pneus, também divulgou recall, o que não é muito comum no segmento: alerta aos consumidores dos modelos Cooper Classic, Cooper CS1, Cooper Discoverer ATR, Mastercraft A/S IV, Mastercraft AST e Starfire 380 a realizar a sua substituição por causa de componente incorreto usado na mistura da borracha, que pode causar ruído audível, condições insatisfatórias durante a condução, separação do cinturão e distorção na banda de rodagem — se não identificados podem levar à perda de controle e acidente. Os consumidores devem parar de usar esses pneus “imediatamente”, segundo a empresa. O telefone para agendamento é 0800 799 9930 e o e-mail é coopertirebrasil@coopertire.com.

 

A Moto Honda também divulgou um recall para o modelo GL 1800 Gold Wing: os proprietários devem comparecer a uma concessionária para substituição do airbag, que em caso de acidente pode ser acionado e romper a estrutura do insuflador, com risco de danos materiais, lesões graves e fatais, problema igual aos airbags da Takata instalados nos modelos Fit e City. Para substituição do airbag os proprietários devem agendar o serviço pelo telefone 0800 055 2221 ou pelo site www.honda.com.br/recall.

 

Foto: Divulgação.