A General Motors, no Brasil, retornou na segunda-feira, 26, à produção de veículos em ritmo considerado normal após cinco semanas de paralização, realizada para expansão de capacidade e de modernização de linhas de montagem. As obras, concentradas nos complexos de Gravataí, RS, São Caetano do Sul, SP, e Joinville, SC, representam, também, a primeira fase do processo de adequação para receber, no futuro, uma nova família de veículos.
Luiz C. Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul, disse em comunicado que “a estrutura fabril da empresa passa a incorporar os conceitos de manufatura 4.0, os mais avançados do mundo, numa ação arquitetada em conjunto com nossos parceiros e fornecedores”.
Estas tecnologias de manufatura incluem prensas de última geração, solda a laser, novo sistema de montagem de motor e transmissão, novas injetoras plásticas, novo processo de funilaria e novo transportador de veículos na linha de montagem.
Joinville produz motores e cabeçotes, e Gravataí e São Caetano do Sul concentram a montagem dos modelos Onix, Prisma, Cobalt, Spin e Montana, que representam cerca de 75% das vendas Chevrolet no País.
Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul, informou que “como os estoques de modelos Chevrolet foram consumidos antecipadamente devido ao aumento da procura por carros da marca, estamos acelerando o processo de distribuição dos veículos às concessionárias para atender o mais rápido possível as encomendas dos clientes”.
A expansão da capacidade fabril e a modernização das principais linhas de montagens são parte dos investimentos de R$ 13 bilhões que a GM realiza aqui de 2014 a 2020.
Foto: Divulgação.
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