Antigo calhambeque deu lugar a um carrinho mais moderno, que vem acompanhado do nome da entidade
São Paulo – Há pouco mais de três anos o então presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, deu início ao processo de renovação do logotipo da sexagenária entidade. O tradicional calhambeque merecia, na sua visão e dos demais integrantes da diretoria, uma atualização diante do processo pelo qual a indústria vem passando, de sua maior transformação desde a sua criação.
Em tempos de sustentabilidade, combustíveis verdes, eletrificação e a indústria se voltando mais para a mobilidade, um calhambeque poluidor como principal símbolo da principal entidade da indústria automotiva pode parecer contraditório.
“O nosso carrinho merecia uma pitada mais tecnológica, de menor emissão”, argumentou o atual presidente, Márcio de Lima Leite, que na sexta-feira, 6, apresentou o novo logotipo da entidade, resultado de um longo processo de revitalização: “Nós temos uma história maravilhosa, da qual nos orgulhamos muito. A Anfavea é respeitada, no Brasil e fora dele, mas era preciso repensar e reposicionar a marca”.
Ao menos seis empresas apresentaram propostas para substituir o calhambeque por algo mais moderno. A intenção, segundo Lima Leite, era trazer uma pegada de mais tecnologia e evolução sem romper com o passado. Surgiu então um carrinho mais moderno, com formato que lembra, sim, o calhambeque, mas sem a forma tão definida do antigo logotipo. Ao lado, a nomenclatura da Anfavea com o f mais alongado, em degradê.
“Este carro remete ao automóvel, ao caminhão, à máquina, à mobilidade. E o F dá a ideia de movimento, de evolução no tempo.”
Segundo Lima Leite o desenho do F pode surgir, em determinadas ocasiões, sem o degradê com outras cores, como o verde e amarelo que já foi adotado nas documentações da Oica, a associação global das montadoras. E em meses como outubro, em que a Anfavea apoia o outubro rosa, pode vir nessa cor.
O logotipo apresentado já foi adotado no site e em breve substituirá o calhambeque em todos os documentos oficiais da Anfavea.