AutoData - Indústria: custos aumentam 0,8% no segundo trimestre
Indústria
04/10/2017

Indústria: custos aumentam 0,8% no segundo trimestre

Imagem ilustrativa da notícia: Indústria: custos aumentam 0,8% no segundo trimestre
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

O ICI, Indicador de Custos Industriais, registrou aumento de 0,8% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro, segundo dados divulgados pela CNI. O indicador é formado por custos tributários, de capital de giro, que é o custo para financiar a produção antes da venda, como os salários, e de produção, que é o custo com insumos.

 

O índice de custo tributário subiu 3,5% de abril a junho, com relação ao período de janeiro a março. No mesmo período houve queda de 7,5% no custo do capital de giro e na comparação com o segundo trimestre do ano passado a queda é de 19,5%, indicando que as reduções na taxa básica de juros feitas pelo Banco Central têm sido repassadas às empresas. O índice de custo de produção da indústria cresceu 0,5%, com relação ao primeiro trimestre, influenciado pelo crescimento no gasto com energia, de 1,1%, e no aumento de 2,4% do índice de custo com pessoal, enquanto o índice de custo com bens intermediários não teve alta.

 

Renato da Fonseca, gerente executivo de pesquisa e competitividade da CNI, observou que “o estudo ajuda a saber o que acontecerá com os preços dos produtos industriais”. O indicador também é usado para que as empresas comparem seus custos com a média nacional e façam ajustes nas contas.

 

Fonte: Divulgação