São Paulo – No ano passado, apesar dos desafios decorrentes da pandemia, como a persistente crise dos semicondutores, a ZF atingiu suas metas financeiras ao faturar € 38 bilhões, valor que supera em 17,5% o de 2020 e em 5% o de 2019. As vendas na América do Sul também reagiram ao aumentar 46,2%, totalizando € 1,1 bilhão.
A companhia atribuiu o desempenho global “à manutenção do foco no futuro da mobilidade e a três novos contratos com clientes nas áreas de mobilidade elétrica, condução autônoma e desenvolvimento de software”.
A ZF, que no ano passado ampliou o número de funcionários ao redor do mundo em 4 mil profissionais, totalizando 157,5 mil, registrou EBIT ajustado de € 1,9 bilhão, ante € 1 bilhão em 2020, e nesse período a margem de EBIT ajustado avançou de 3,2% para 5%.
A companhia ainda conseguiu reverter prejuízo de € 741 milhões em 2020 ao obter lucro líquido de € 783 milhões no ano passado. A dívida bruta diminuiu em € 752 milhões, chegando a € 12,5 bilhões. No mesmo período, o investimento em P&D foi ampliado de € 2,5 bilhões para € 3,1 bilhões e o índice passou a 8%, o maior já registrado na história da ZF.
O CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, afirmou que ao se adaptar ao novo normal a equipe se tornou ainda mais ágil, flexível e digital: “O segundo semestre, em particular, exigiu níveis excepcionalmente altos de flexibilidade na produção e na gestão corporativa de materiais como resultado de interrupções na cadeia de fornecimento global e alterações inesperadas nos pedidos dos clientes. Tudo isso ocorreu, é claro, no cenário contínuo da pandemia global”.
Para este ano a companhia ponderou que as condições de negócios permanecem altamente desafiadoras e voláteis. Embora a oferta de semicondutores deva melhorar no segundo semestre a covid persiste e os gargalos gerais de fornecimento e a inflação crescente tornam as perspectivas para 2022 mais difíceis, o que é agravado com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“A interrupção das cadeias de suprimentos dos fabricantes de carros de passeio e de veículos comerciais já causou as primeiras paradas na produção. Embora a ZF, agora, não seja afetada significativamente por problemas da cadeia de suprimentos relacionados à guerra na Ucrânia, as paradas em nossos clientes levaram a menos demandas na empresa. À medida que possível escalada adicional da guerra afeta a economia global o crescimento da indústria no ano fiscal de 2022 não pode ser estimado atualmente.”
Dessa forma a ZF prevê crescimento moderado nas vendas, para volume de mais de € 40 bilhões, o que deverá resultar em margem EBIT ajustada de 4,5% a 5,5%.