AutoData - Produção cresce 14,6% no primeiro trimestre
Balanço da Anfavea
05/04/2018

Produção cresce 14,6% no primeiro trimestre

Imagem ilustrativa da notícia: Produção cresce 14,6% no primeiro trimestre
Foto Jornalista  Márcio Stéfani

Márcio Stéfani

O ritmo do setor automotivo continua forte e as montadoras instaladas no Brasil fecharam março, e o primeiro trimestre do ano, comemorando novos números positivos de produção. Ao todo, de acordo com dados da Anfavea divulgados na quinta-feira, 5, 267,4 mil veículos foram manufaturados no mês, crescimento de 25,3% com relação a fevereiro e de 13,5% diante de março do ano passado.

 

No primeiro trimestre foram produzidos 699,6 mil veículos, volume que já está muito próximo da média registrada ao longo dos últimos dez anos, de 718 mil unidades no período. Este resultado de 2018 representou crescimento de 14,6 % com relação às 610,7 mil unidades fabricadas em igual período ano passado.

 

Do total produzido em março, 254,6 mil foram veículos leves, 9,9 mil caminhões e 2,8 mil ônibus. No trimestre 668,3 mil foram leves, 24,4 mil caminhões e 6,8 mil ônibus. Os destaques dos três primeiros meses foram principalmente os veículos comerciais, com crescimento de 55,1% nos caminhões e de 67,4% nos ônibus com relação ao mesmo período do ano passado.

 

“Até este momento, tudo indica que continuaremos mantendo este crescimento ao longo do ano”, contou o presidente da Anfavea, Antônio Megale. “Isto acontecendo devermos chegar com relativa facilidade, este ano, ao nosso objetivo de novamente ultrapassarmos a casa dos 3 milhões de veículos fabricados em um ano.”

 

Mas… os fornecedores conseguirão acompanhar o mesmo ritmo de crescimento das montadoras ao longo do ano? Megale avaliou que “este seria um bom problema para ser resolvido”.

 

Outra boa notícia também ligada ao crescimento da produção refere-se ao fato de que o nível de emprego nas montadoras está crescendo. Em março utilizou 131,2 mil trabalhadores nas linhas de produção, aumento de 0,6% diante de fevereiro, quando 130,4 mil pessoas estavam sendo ocupadas.

 

Foto: Divulgação.