AutoData - Mercado interno sustenta produção de caminhões
Balanço da Anfavea
04/07/2019

Mercado interno sustenta produção de caminhões

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado interno sustenta produção de caminhões
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – O volume de caminhões produzido no primeiro semestre do ano superou em 11,8% o registrado em igual período no ano passado, apontaram os dados da Anfavea divulgados na quinta-feira, 4. No acumulado do ano, segundo o balanço da entidade, já saíram das linhas 55 mil 438 unidades.

 

Na comparação com o volume produzido em junho de 2018 a produção foi 16,2% maior, com 10 mil 35 unidades. Com relação a maio, no entanto, houve retração de 10,6%, resultado de três dias de produção a menos por causa de feriados.

 

O crescimento da produção no semestre ocorre por causa da demanda por modelos pesados, que segue aquecida a despeito dos demais segmentos, que registraram volumes negativos de produção no janeiro-junho. No acumulado do ano 30 mil 681 unidades de pesados saíram das linhas, 36,3% a mais do que em igual período em 2018.

 

Alta também foi observada nos emplacamentos do semestre: até junho foram emplacadas 46,8 mil unidades de caminhões, resultado que representa crescimento de 46% sobre o volume licenciado no janeiro-junho do ano passado. Apenas em junho os licenciamentos cresceram 34,8% na comparação com o volume vendido em junho de 2018, chegando a 7,7 mil.

 

Nas exportações o cenário segue em queda, pois os embarques do primeiro semestre chegaram a 5,9 mil unidades, 59% a menos na comparação com o mesmo período em 2018. Na comparação mensal em junho foram exportados 60% a menos do que em junho do ano passado.

 

Foto: Divulgação.