São Paulo – As exportações de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, em janeiro, somaram 25,8 mil unidades e recuaram 18,3% frente ao mesmo mês do ano passado, 31,7 mil veículos. Com relação a dezembro, quando os embarques somaram 18,7 mil unidades, houve acréscimo de 38,3%. Os dados da Anfavea foram divulgados na sexta-feira, 6.
Segundo o presidente executivo da entidade, Igor Calvet, a queda na comparação anual foi puxada pela menor demanda da Argentina: em janeiro as compras do país vizinho encolheram 27,1% sobre o mesmo mês de 2025, totalizando 15,6 mil unidades.
“Ao longo do ano passado o apetite dos argentinos nos surpreendeu, mas sabemos que a manutenção desta demanda é mais difícil de manter”, disse Calvet. Informações da Acara, que representa as concessionárias locais, apontaram que o mercado iniciou 2026 com recuo de 5% nas vendas.
Outro ponto de atenção, segundo o presidente da Anfavea, refere-se ao fato de que o país facilitou a entrada de veículos importados, principalmente eletrificados. “É algo que também nos afeta pois temos mais concorrentes por lá”.
Segundo a Acara a projeção é de que o mercado argentino cresça 5% este ano, chegando a 640 mil unidades.
Apesar do resultado do mês passado o dirigente assinalou que é preciso observar o comportamento do mercado argentino pelos próximos meses a fim de constatar se, de fato, há uma desaceleração do principal parceiro comercial do setor na demanda por carros brasileiros.
México e Colômbia reagem
Em contrapartida Calvet ressaltou que as compras de México e Colômbia voltaram a crescer. No caso dos mexicanos foram adquiridos 2,2 mil veículos, acréscimo de 153% com relação a janeiro do ano passado, e no dos colombianos, 2,1 mil, alta de 50,5%. Em ambas as situações, porém, os porcentuais generosos se apoiam em fracas bases de comparação.
Ao Chile foram enviados 1,6 mil veículos no mês passado, incremento de 9% sobre janeiro de 2025 e, ao Uruguai, 1,1 mil, queda de 63,5%.
“Para este ano temos o plano de fortalecer nossa presença em mercados externos, mantendo o crescimento no México, Colômbia e Chile e trabalhando forte para recuperar presença onde houve recuo, como Argentina e Uruguai. Isto será fundamental para as montadoras.”
Em valores foram obtidos US$ 559,9 mil com a exportação de janeiro, 31,4% aquém de igual mês do ano passado e 13,4% abaixo de dezembro.