São Paulo – A maior fábrica da Iveco no mundo, em Sete Lagoas, MG, está chegando ao teto de sua capacidade de produção na linha de pesados, 26 unidades por dia em dois turnos. Segundo Márcio Querichelli, seu presidente para a América do Sul, novos investimentos serão necessários, portanto, para alcançar a meta planejada para 2025, que é crescer acima do mercado brasileiro de caminhões e ganhar participação.
Com 900 mil m² de área construída a unidade produz, em três turnos, cabines e em dois o pesado S-Way, além da linha Daily, Tector e chassis de ônibus “Queremos crescer acima do mercado no ano que vem e, por isto, estamos projetando investimento para a nossa fábrica para elevar o ritmo produtivo”.
Durante a Fenatran Querichelli anunciou aporte de R$ 510 milhões em pesquisa e desenvolvimento, com foco especial em biocombustíveis.
Para 2025 o executivo acredita que o mercado de caminhões crescerá de 3% a 4%, acompanhando o avanço do PIB nacional. Em dezembro a Iveco projeta alcançar 12% de market share, contra os atuais 11%, considerando o mercado de veículos comerciais a partir de 3,5 toneladas. Em 2019 sua participação era de 5,6%.
A empresa também registrou alta de 30% nas suas exportações até outubro, porcentual que deverá ser mantido até dezembro: “Este crescimento está sendo puxado por mercados como o da Argentina, que recebe um grande volume de Daily, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Mesmo assim notamos algumas dificuldades, caso do Chile, que tem o mercado aberto e no qual 70% das vendas são de caminhões asiáticos, o que nos dificulta a competitividade”.
Fenatran 2024
Para atender ao volume de vendas durante a Fenatran a Iveco elevou seu estoque, que costuma ser de um mês, para dois meses e meio. De acordo com seu presidente nos três primeiros dias de evento a empresa atingiu 70% da meta de vendas projetadas, sem revelar volumes.
Durante a feira a montadora apresentou ao mercado a versão Metallica do pesado S-Way, desenvolvida em parceria com a banda de rock, que tem visual exclusivo e custa R$ 60 mil a mais do que uma versão igual sem o acabamento diferenciado. Querichelli afirmou que a Iveco conseguiu 24 unidades para vender no mercado brasileiro e todas foram comercializadas em um dia e meio de feira:
“As unidades do Metallica foram vendidas para grandes parceiros nossos, que já possuem veículos da Iveco, adquiriram alguns S-Way tradicionais e levaram junto um diferente para compor a sua frota”.