São Paulo – A Toyota projeta que o mercado brasileiro chegue a 2,5 milhões de unidades no ano que vem, crescendo 25% sobre o volume deste ano, estimado em 2 milhões. As projeções foram apresentada por Rafael Chang, seu presidente no Brasil, no primeiro dia do Congresso AutoData Perspectivas 2021, na segunda-feira, 26. O evento organizado pela AutoData Editora, de forma virtual, segue até a sexta-feira, 30.
Segundo Chang a velocidade das vendas nos últimos meses balizou as estimativas traçadas pela companhia. Ele admitiu, inclusive, que a retomada do volume de 2019 poderá chegar antes do que muitos projetam: “Se tudo der certo podemos chegar ao volume de 2019 já em 2022”.
No caso da Toyota as vendas, este ano, deverão recuar em torno de 40%, saindo do volume recorde de 217 mil veículos, registrado no ano passado, para cerca de 131 mil unidades. O presidente projeta vendas de 190 mil a 200 mil unidades em 2021, retornando a volume de dois a três anos atrás.
Há desafios, porém. Chang lembrou da desvalorização do real, que trouxe impacto forte e direto nos custos, tornando as margens mais apertadas. A ociosidade, provocada pela queda no mercado, é outro fator que preocupa.
Internamente a Toyota se reorganiza para este cenário. Além da mudança da sede de São Bernardo do Campo, SP, para Sorocaba, SP, onde produz Etios e Yaris e o futuro novo modelo, promove reestruturação interna com a redução de cargos gerenciais e criando estrutura mais enxuta.
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